Em destaqueSão Bernardo

Blog Gildean Farias faz projeção dos 11 vereadores que serão eleitos em São Bernardo; confira!

A disputa para a Câmara Municipal de São Bernardo em 2024 deve ser uma das mais acirradas de todos os tempos. Ao todo são 59 candidatos concorrendo a uma das 11 cadeiras no parlamento municipal bernardense (VEJA AQUI QUEM SÃO ELES).

Os postulantes estão divididos em cinco partidos (PDT, Avante, PL, MDB, Republicanos) e uma federação partidária (PT-PCdoB-PV). Além disso, os candidatos estão divididos também por base de apoio aos quatro postulantes à prefeitura de São Bernardo: Chico Carvalho (PDT, Avante, PL), Bernardo Farofa (MDB), Jowberth Alves (PT-PCdoB-PV) e Antônio Bernardo (Republicanos).

Pelas atuais regras eleitorais, os vereadores são eleitos pelo sistema proporcional, ou seja, o número de eleitos em cada partido ou federação depende do total de votos alcançados por cada agremiação política.

Há 12 dias das eleições e levando em conta as regras para a escolha dos vereadores, bem como os partidos e federação que lançaram candidaturas para a Câmara Municipal, o Blog Gildean Farias traz uma projeção dos prováveis eleitos para o Legislativo Municipal bernardense.

Pela movimentação dos candidatos nestes pouco mais de um mês de campanha, percebe-se que os partidos da base do candidato Chico Carvalho, apoiado pelo atual prefeito João Igor, devem conquistar 10 das 11 vagas da Câmara de Vereadores. As demais agremiações que integram a oposição a atual gestão, deve conquistar apenas uma cadeira. Confira a análise por partido/federação:

PDT

O partido do atual prefeito João Igor e do candidato Chico Carvalho deve eleger a maior bancada da próxima legislatura na Câmara Municipal de São Bernardo. A legenda deve sair das eleições do próximo dia 6 de outubro com quatro eleitos.

Entre os quatro, três vereadores eleitos no pleito de 2020 devem renovar o mandato. São eles, o atual presidente da Câmara, João Mãozinha, que deve figurar entre os primeiros colocados. O campeão de votos em 2020, Neguinho da Galinha, também deve ser reeleito e, novamente, entre os mais votados.

Além destes, Jailton Spíndola deve ser eleito para um quarto mandato. O ex-vereador, que foi eleito em 2020, perdeu o mandato por conta da anulação dos votos do PDT devido à denúncia de fraude na cota de gênero. Ademais, Luciano Almeida deve ser o novato do PDT para a próxima legislatura na Câmara Municipal.

Avante

O partido deve eleger três vereadores. A atual vereadora Nágila do Zé Pezinho, que assumiu o mandato no ano passado em uma das vagas abertas após a anulação dos votos do PDT, deve renovar o mandato, agora de forma direta.

A ex-vereadora Deborah Portela, que também perdeu o mandato em 2023 por conta da denúncia de fraude na cota de gênero no PDT, deve ser eleita para um segundo mandato.

Além das duas, o Avante deve eleger um novato para o legislatura 2025-2028. Trata-se do advogado e ex-procurador-geral do município, Dr Joelsi Costa, que tem levado uma animada militância para os eventos políticos desse ano.

PL

O PL também deve eleger três vereadores. As vagas devem ficar com o vereador Alberto Capitão, que deve ir para o quinto mandato no legislativo municipal.

Além dele, o ex-vereador Marcus Filipe, que perdeu o mandato ano passado por conta da anulação dos votos do PDT, deve voltar à Câmara de Vereadores. Completam as vagas do PL, o novato Dernane do Coqueiro, que deve figurar entre os mais votados nas eleições deste ano.

MDB

A oposição deve eleger apenas um vereador, que deve ser Leila Farofa, esposa do atual vereador e candidato a prefeito, Bernardo Farofa. A candidata deve herdar os votos do esposo, que já está no seu quarto mandato.

É isso! Agora é aguardar para ver se as ‘previsões’ se confirmam após a apuração das urnas no próximo dia 6 de outubro.