Em destaqueSão Bernardo

Jovens benardenses são admitidos no programa Agente Jovem Ambiental

Gildean Farias

Aconteceu nesta segunda-feira (9), a cerimônia de assinatura do Termo de Admissão dos jovens bernardenses aprovados para o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA). O evento foi realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti) e contou com a participação do secretário municipal de Esporte e Juventude, Afrânio Amorim, da secretária Municipal do Meio Ambiente, Isabela Carvalho e do coordenador Ambiental Jr. Almeida.

O AJA é executado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), sob coordenação técnica da Escola Ambiental do Estado do Maranhão, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Bernardo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).Em todo o estado, a iniciativa selecionou dois mil jovens, entre 16 e 21 anos, para atuação em projetos socioambientais sustentáveis. Em São Bernardo, 14 bernardenses foram aprovados para o programa. Destes, nove foram admitidos imediatamente e cinco estão no cadastro de reserva.

O programa inclui formação aos jovens para que estes possam atuar na promoção de ações socioambientais em suas localidades. Para isso, os selecionados receberão um auxílio financeiro mensal no valor de R$ 250 durante 12 meses, cumprindo carga horária de 10 horas semanais. O programa também ofertará camisa e certificados.

O prefeito João Igor destacou a importância da iniciativa para a inclusão social e o envolvimento ambiental dos jovens bernardenses. “Além de promover o protagonismo dos nossos jovens para a preservação do meio ambiente, o programa garante ainda renda que estimula a inclusão social destes jovens”, ressaltou.