Em destaqueMaranhão

Taxa de desemprego no Maranhão aumenta no terceiro trimestre, diz IBGE

A taxa de desocupação, também chamada de taxa de desemprego, no Maranhão passou de 7,3% para 7,6% no terceiro trimestre deste ano, em comparação com o terceiro trimestre de 2023.

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta um aumento de 3 pontos percentuais da taxa de desemprego no estado.

Segundo o IBGE, o aumento levemente maior na taxa de desemprego pode ser considerado, estatisticamente, de estabilidade.

Em números totais, a Pnad mostra que o número de desocupados no Maranhão aumentou em cerca de 15 mil pessoas na passagem dos dois últimos trimestres.

A pesquisa aponta ainda que eram 207 mil desempregados no 2º trimestre de 2024, aumentando para 222 mil no 3º
trimestre do ano.

Em relação ao 3º trimestre de 2023, quando haviam 193 mil pessoas desempregadas, o aumento foi de 29 mil pessoas no estoque de desocupados. A variação, em termos percentuais foi de +14,8%.

Ainda segundo o levantamento, o contingente de pessoas ocupadas no Maranhão atingiu a marca de 2,709 milhões, recorde na série histórica iniciada em 2012.

Empregados

Mesmo com aumento da taxa de desocupação e elevação no contingente de pessoas desocupadas no 3º trimestre de 2024, segundo o IBGE, houve aumento no quantitativo de pessoas ocupadas no Maranhão em comparação com o 2º trimestre do ano.

Nos três meses anteriores, haviam 2,632 milhões de pessoas empregadas. Já no último trimestre, o número passou para 2,709 milhões de pessoas. A variação em termos percentuais foi de +2,9%.

Setores

Administração pública e construção civil foram os setores da economia maranhense que apresentaram maior expansão na geração de empregos entre o 2° e o 3° trimestre do ano de 2024.

Foram 33 mil novas vagas de emprego geradas na administração publica, representando um aumento de 5,4%. Já na construção civil, foram 20 mil vagas, um aumento de mais de 8 pontos percentuais.