São Bernardo conquista Selo UNICEF por melhoria nas condições de vida de crianças e adolescentes
São Bernardo conquistou mais uma vez o Selo Unicef. Pela certificação, o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), comprova que o município melhorou as políticas públicas municipais voltadas a crianças e adolescentes, entre 2021 e 2024.
Segundo o UNICEF, São Bernardo avançou mais do que a média nacional em diversas áreas, alcançando impactos positivos para a infância e adolescência. .
O Selo será entregue ao município, oficialmente, em um evento realizado em São Luís, no dia 14 de novembro.
Para chegar aos bons resultados, a gestão municipal se empenhou em:
- Cuidar bem da primeira infância e da adolescência;
- Melhorar a educação, da creche até a transição de jovens para o mundo do trabalho;
- Investir na saúde física e mental de meninas e meninos;
- Promover hábitos de higiene e acesso à água limpa;
- Proteger crianças e adolescentes das violências;
- Garantir a proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas provenientes de povos e comunidades tradicionais.
Conquistas
Ainda de acordo com o UNICEF, a cobertura vacinal melhoraram mais em São Bernardo e nos demais municípios premiados com o Selo UNICEF, em comparação à média nacional.
Enquanto no Brasil, de 2020 a 2023, as coberturas da Tríplice Viral D2 aumentaram 2,6%, em São Bernardo, o aumento foi de 30,9%.
O abandono escolar na rede municipal também teve queda em relação à média nacional. No país, de 2019 a 2023, o abandono escolar caiu 38%. Já em São Bernardo, a queda foi de 47,8%.
Selo UNICEF
O Selo UNICEF é uma iniciativa do UNICEF que busca fortalecer as políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes.
A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente.
A atual edição (2021-2024) contou com a participação de 2.023 municípios de 18 estados. Desses, 923 alcançaram todas as metas e foram certificados.