VÍDEO – Documentário sobre a presença da ‘Balaiada’ em São Bernardo, será exibido na Praça de Eventos, neste sábado

A população bernardense terá a oportunidade de assistir, neste sábado (30), em praça pública, o documentário “O Tempo do Pega: o passado balaio da matriz”.

O documentário produzido pelo professor pesquisador Ronilson Oliveira, que é mestrando em ProfHistória pela Universidade Federal do Pará (UFPA), juntamente com alunos do Centro de Ensino Deborah Correia Lima, mostra a presença do Movimento Balaiada no passado de São Bernardo.

Veja o vídeo de chamada do documentário:

 

Para a produção do documentário, os pesquisadores se valeram de fontes, de entrevistas, das memórias, dos lugares e vestígios de resistência, em São Bernardo e na região do Baixo Parnaíba Maranhense.

A exibição do documentário “O Tempo do Pega: o passado balaio da Matriz”, será às 19h na Praça de Eventos 29 de Março.

Balaiada em São Bernardo
Revolta que eclodiu na, então Província do Maranhão, entre os anos de 1838 a 1841, a ‘Balaiada’, foi um movimento eminentemente popular contra os grandes proprietários da região.

A pesquisa do professor Ronilson de Oliveira, entitulada “Patrimônio Esquecido: lugares e memórias da ‘Balaiada’ no ensino da História – São Bernardo – MA”, evidencia o reconhecimento dos vestígios desse movimento, em São Bernardo e na região.

“Todo o trabalho tem como objetivo contribuir para o reconhecimento dessa memória não apenas na sala de aula, mas também em espaços não-formais de aprendizagem”, ressalta Ronilson Oliveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *