“Ansiedade” é eleita a palavra do ano no Brasil; especialista explica causas e influência no cotidiano das pessoas
A maioria dos brasileiros consideraram a “Ansiedade” como a palavra que definiu o ano de 2024. É o que mostrou a pesquisa conduzida pela CAUSE em parceria com o Instituto de Pesquisa IDEIA e PiniOn.
De acordo com o levantamento, o termo liderou as menções com um percentual de 22%. Ansiedade foi seguida pelas palavras “resiliência” (21%), “inteligência artificial” (20%), “incerteza” (20%) e “extremismo” (4%) no ranking dos termos que definiram o ano dos brasileiros.
Para entender a influência que a Ansiedade causa no cotidiano das pessoas, o Blog Gildean Farias conversou com especialista que explicou esses efeitos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas (9,3% da população).
Para a psicóloga Aline Branco, especialista em Saúde Mental, a escolha pelo termo “ansiedade” leva a uma reflexão sobre a grande necessidade de se falar sobre a saúde mental da população. “Alerta também para a importância da rede de suporte para todos, como acesso gratuito de forma eficaz aos tratamentos para a ansiedade”, pontua.
Fatores, efeitos e ajuda
A profissional analisa que a grande parcela da população brasileira com ansiedade está associado a fatores como o estilo de vida e a rotina intensa que as pessoas têm.
“A ausência do descanso, o excesso de atividades laborais e a falta do autocuidado são alguns dos principais pontos ligados à ansiedade. Um fator importante a citar foi a Pandemia em 2020, as pessoas tiveram inúmeros gatilhos e desenvolveram o transtorno de ansiedade”, destaca.
Aline explica que a ansiedade afeta o cotidiano das pessoas em todos as áreas e alerta para a necessidade de desacelerar. “O quadro de ansiedade influência de maneira negativa em nossa rotina, seja de trabalho, seja nas relações interpessoais e em nossa vida social.
Vivemos a era da produtividade onde as pessoas não se permitem desacelerar”, ressalta.
A psicóloga dá algumas orientações em relação à busca por ajuda para quem apresenta um quadro de ansiedade. Segundo ela, o primeiro passo é reconhecer que algo não vai bem. “O autoconhecimento é uma das ferramentas essenciais para este processo de aceitação e busca de ajuda”, enfatiza.
Posteriormente ao passo de reconhecimento e aceitação, a especialista orienta a acessar profissionais para obter o tratamento adequado. Em casos mais graves, segundo Aline Branco, o uso de medicação, sob orientação de psiquiatras, pode ser necessário.
Sintomas de ansiedade
De acordo com o Manual MSD, o transtorno de ansiedade pode gerar sintomas como:
- Náusea, vômito e diarreia;
- Falta de ar;
- Engasgo;
- Sudorese;
- Palpitações e frequência cardíaca acelerada;
- Tensão muscular;
- Sensação de aperto no peito.
Pesquisa
A pesquisa ‘palavra do ano’, conduzida pela CAUSE em parceria com o Instituto de Pesquisa IDEIA e PiniOn acontece desde 2017, refletindo o que mais mobiliza os brasileiros.
A escolha da palavra seguiu um processo em duas etapas: primeiro, um grupo de especialistas das áreas de comunicação e ciências sociais definiu cinco palavras que capturam as dinâmicas e preocupações de 2024.
Em seguida, essas palavras foram submetidas a uma pesquisa quantitativa com amostra representativa da população brasileira a partir de dados do Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contínua de 2024, que consultou 1.538 brasileiros de todas as regiões do país.