São Bernardo recebe Selo Unicef por garantias aos direitos das crianças e adolescentes

São Bernardo é um dos 431 municípios brasileiros municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira contemplados com o Selo Unicef (Edição 2017-2020), concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) pelo esforço para proteger os direitos de crianças e adolescentes. As cidades se destacaram por ações que promoveram nas áreas de saúde, educação e assistência social.

O Selo é um reconhecimento internacional e tem como objetivo o fortalecimento de políticas públicas direcionadas a crianças e adolescentes que vivem nas regiões da Amazônia e do Semiárido. Entre os indicadores para a aprovação estão a redução de abandono escolar, de gravidez na adolescência e de óbitos infantis. Também são avaliados dados como registro civil de nascimento de crianças, de crianças contempladas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e de mulheres em idade fértil investigadas.

A articuladora do Unicef em São Bernardo, Abilene Oliveira Sousa, disse que a edição 2017-2020 contou com a participação de 1.924 municípios localizados em 18 diferentes estados e destacou a importância da certificação para as cidades que agraciadas.

“Os municípios certificados apresentaram avanços superiores aos demais em suas regiões nos indicadores das áreas de saúde, educação e assistência social”, explicou.

A secretária municipal de Assistência Social, Tássila Costa, comemorou a conquista e disse que o selo confirma o compromisso da gestão municipal com a infância e adolescência.

“Essa certificação materializa o nosso compromisso em pautar a infância e a adolescência na agenda prioritária da gestão João Igor. É o reconhecimento pelos positivos avanços das políticas sociais do município, que fazem com que crianças, adolescentes e suas famílias sejam protegidas socialmente e tenham acesso pleno ao seus direitos fundamentais”,

Para o prefeito João Igor, o reconhecimento é resultado de um trabalho coletivo da gestão municipal. “São quatro anos trabalhando de forma intersetorial realizando ações e avançando nos indicadores. Agradecemos a todas as secretarias municipais envolvidas, que não mediram esforços e foram fundamentais para essa grande conquista.”

“Durante os últimos quatro anos houve um aumento do protagonismo das crianças e adolescentes do nosso município. Cada desafio realizado foi de aprendizagem não somente para eles, mas para todos”, finalizou o prefeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *