ENTREVISTA – Secretário Afrânio Amorim fala sobre desafios e perspectivas na implementação de ações para a juventude bernardense

Aos 29 anos, o contador Afrânio Amorim, assumiu há poucos meses, a Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, na segunda gestão do prefeito João Igor. Com especialização em Gestão Pública e gosto pela lida com políticas públicas, o jovem bernardense, filho do povoado Pedrinhas, na zona rural de São Bernardo, falou ao Blog Gildean Farias sobre o desafio de estar a frente de uma pasta que desenvolve ações para um público diverso e falou sobre as perspectivas, ideias e primeiras ações desenvolvidas. Confira:

Blog Gildean Farias – Quem é o Afrânio Amorim? Fale um pouco da sua trajetória de vida: formação, atuação profissional e como pessoa pública…

Afrânio Amorim – Bom, o Afrânio é um rapaz do interior e que se orgulha disso, nasceu e cresceu em São Bernardo e foi fazer faculdade em Parnaíba. Então, posso dizer que conheço e vivo a realidade da minha cidade. Sou contador, me formei pela UFPI, e sou especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Maranhão. Eu sempre gostei e participei de politica: a politica de bairro, a da escola, da universidade. Você não sabe direito como está ali, mas você sabe que esse é o seu papel

Blog Gildean Farias – Como você recebeu a responsabilidade de estar à frente de uma secretaria de Esporte e Juventude?

Afrânio AmorimFiquei muito grato com a confiança que e a responsabilidade que me foi dada pelo prefeito João Igor. Eu gosto de ouvir as pessoas, eu gosto de saber o que pode ser feito pelo coletivo, então ao mesmo tempo que eu sabia da responsabilidade que é assumir esta secretaria, eu sabia que iria fazer o que eu gosto de fazer e sempre tenho feito, que é ouvir a juventude e trazer ao debate de politicas publicas. Então, recebi esta responsabilidade com muita alegria e fé de que farei um bom trabalho.

Blog Gildean Farias – Quais são as perspectivas de atuação na pasta? Há um planejamento de ações para curto, médio e longo prazo?

Afrânio Amorim – Com fé em Deus, faremos um bom trabalho, tanto no esporte, como para a juventude bernardense. O prefeito João Igor e eu temos boas ideias e projetos voltadas para este publico. Vamos incentivar e valorizar tanto na sede como nos interiores, fazendo a inclusão social através do esporte. Infelizmente, estamos passando por uma pandemia e isto mexeu com o mundo e em São Bernardo não foi diferente: algumas atividades
e ações tiveram que ser interrompidas. Mas iremos superar esta pandemia, e continuaremos com nosso planejamento.

Blog Gildean Farias – A secretaria divulgou há alguns dias, o programa Trabalho Jovem, desenvolvido pelo Governo do Estado em parceria com os municípios. O que é esse programa? Como os jovens bernadenses podem ser participar? E como está sendo a atuação da secretaria na execução do programa?

Afrânio Amorim – É um programa do Governo do Estado do Maranhão para a geração de emprego e inclusão do jovem no mercado de trabalho, oferecendo cursos de capacitação e apoio financeiro para as empresas que participarem do programa. Estamos conversando e incentivando alguns jovens e empresários a entrarem no site e se inscreverem para cursos, estágio ou contratações. É muito simples de participar, basta acessar o site www.trabalhojovem.ma.gov.br e fazer a inscrição, fácil e rápido.

Blog Gildean Farias – Além desse programa, que outras ações estão no planejamento da secretaria para ser desenvolvido pelo município e em parceria com outros órgãos?

Afrânio Amorim – Um de nossos objetivos é a pratica de esportes e competições escolares, fazer com que crianças e adolescentes tenham o esporte como alternativa de diversão e lazer, diminuindo assim a evasão escolar, ajudando-as a viverem melhor em sociedade e aprenderem a trabalhar em equipe. Acredito muito no poder transformador que tem o esporte, e se Deus quiser vamos conseguir alcançar nossos objetivos.

Secretário Afrânio Amorim em visita ao Ginásio Esportivo Gastão Veira, espaço que já passou por limpeza e será reformado. (Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.