Equipe bernardense Conecstar coleciona conquistas em torneios estadual, nacional e mundial de Robótica

Gildean Farias

A Robótica de São Bernardo continua a trazer resultados positivo para o município, tanto em prêmios, quanto em elevação do ensino e da cidadania dos estudantes da rede municipal de Educação.

O último feito dos estudantes bernardenses foi a conquista do vice-campeonato do Torneio de Robótica FIRA BRASIL 2022, realizado em São Luís, nos dias 7 e 8 de novembro. O segundo lugar foi conquistado pela equipe Conecstar, na modalidade Recurso Multimiático. Além disso, a equipe bernardense também ficou em 4º lugar na modalidade Cabo de Guerra e em 6° lugar na modalidade Cliff Hanger.

“É a educação de São Bernardo-MA sendo destaque e referência no mundo da Robótica. Queremos agradecer ao prefeito João Igor e a secretária de Educação, Raquel Carvalho, pelo apoio incondicional que estão dando a esse projeto que leva descobertas de novos talentos do mundo da Robótica”,  destacou o professor Wilberth Castro, um dos coordenadores da equipe.

As conquistas da Conecstar no FIRA BRASIL 2022 se soma a uma trajetória de destaques alcançados pela equipe al longo dos pouco mais de três anos de formação. Formada em agosto de 2019, com o apoio da Rede de Educação Científica e Tecnológica (Recite), iniciativa do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), a equipe Conecstar coleciona mais de 10 conquistas em torneios de Robótica em níveis estadual, nacional e mundial.

Com a coordenação dos professores Wilberth Castro e Dayvison Lisboa, do Departamento de Tecnologia e Inovação da Secretaria Municipal de Educação, Ciências, Tecnologia e Inovação (Semecti), a equipe bernardense começou a trajetória conquistando o terceiro lugar já na primeira competição que participou. A medalha de bronze foi na etapa estadual do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), que aconteceu de 25 a 27 de outubro de 2019, no município de Codó. A equipe alcançou o feito concorrendo na categoria Registro Multimidiático, com 80 equipes de 22 municípios maranhenses.

Desde então, o clubinho de Robótica bernardense tem se destacado e trazido importantes resultados para o município de São Bernardo. Confira a trajetória de conquistas da equipe:

Torneio Juvenil de Robótica
3º lugar na categoria estadual na modalidade Recurso Multimidiáticom (2019)
Bicampeão nacional na modalidade Recurso Multimidiático (2019 – 2020)

Torneio Internacional Juvenil de Robótica (Argentina 2020)
Campeão na modalidade Recurso Multimidiático

Fira Brasil etapa estadual 2021
3° lugar na modalidade Missão Impossível

Fira Brasil – Online (2021)
1º lugar na modalidade Recurso Multimidiático
2º lugar na modalidade Cliff Hanger
2º lugar na modalidade Cabo de Guerra

Fira Mundial em São Paulo (2022)
1º lugar na modalidade Recurso Multimidiático
2º lugar na modalidade Cliff Hanger
2° lugar na modalidade DCR Explore
3º lugar na modalidade DRC Explore

Fira Nacional em São Luís (2022)
2º lugar na modalidade Recurso Multimidiático
4º lugar na modalidade Cabo de Guerra
6º lugar na modalidade Cliff Hanger

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.