Grupo Grita lança Via Sacra 2024 com apoio da comunidade e incerteza de apoio do poder público
Gildean Farias
Em meio à incertezas e falta de posicionamento de apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de São Luís, o Grupo Grita demonstrou sua determinação em manter viva a tradição e levar às ruas do Anjo da Guarda, o maior espetáculo teatral a céu aberto do Maranhão e um dos maiores do Brasil: a Via Sacra do Anjo da Guarda.
O Grita realizou, nesta sexta-feira (8), o lançamento da edição 2024 do espetáculo, que este ano completa 43 anos de história. A tradição religiosa e cultural, tão aguardada pela comunidade do Anjo da Guarda e de toda São Luís, enfrentou obstáculos devido à falta de clareza sobre o apoio governamental. No entanto, os membros do Grupo Grita decidiram seguir em frente, mantendo viva essa importante celebração, que une fé e cultura.
Apesar dos desafios enfrentados, o lançamento da Via Sacra foi um sucesso e reuniu membros da comunidade local e apoiadores do grupo. O evento não apenas marcou o início das atividades relacionadas à Via Sacra, mas também destacou a resiliência e o comprometimento do Grupo Grita e da comunidade do Anjo da Guarda em preservar as tradições culturais da região.
Em 2024, a Via Sacra terá como tema “Humanidade: uma poética de expressão coletiva”, com o intuito de levar todos os expectadores a refletir sobre a nova convivência social e a comunidade como um lugar de recriação poética, um espaço aberto para o diálogo e novas dinâmicas que visam criar conexões próximas com o público.
“Esse foi o tema definido pela vontade da comunidade de compreender, organizar e se expressar através das artes cênicas, com ideias e práticas que se articulam para obter crescimento mútuo e a mudança social de cada individuo. Pensar Humanidade, é pensar a capacidade de sentir, criar, se relacionar e evoluir constantemente. A Humanidade é a base para a convivência em sociedade, o valor ético que nos guia, a busca constante por evolução e a responsabilidade pelas nossas ações”, destacou a diretora-geral do espetáculo e uma das fundadoras do Grupo Grita, Zezé Lisboa.
A montagem da peça percorre cerca de 2 km de ruas do bairro, com atos encenados em várias localidades do Anjo da Guarda. A Via Sacra 2024 será encenada nos dias 28 e 29 de março.
Tradição viva
O presidente do Grupo Grita, Simoney Cunha, expressou sua gratidão e expectativa pela presença e apoio da comunidade, enfatizando a importância de manter viva a essência da Via Sacra, independentemente das dificuldades. “A expectativa do espetáculo é das melhores possíveis, pois a comunidade tem sido o pilar de sustentação ao longo desse tempo. Se não fosse o apoio da comunidade tanto como espectadores, como participantes ativos, o espetáculo não teria essa vida longa que têm”, pontuou Simoney Cunha.
“Manter viva essa tradição é importante, porque além de passar entre gerações, a história desse projeto social se difunda com a história da área Itaqui-bacanga e Anjo da Guarda”, acrescentou Simoney.
Simoney conta que o grupo, através desse projeto, já obtiveram grandes vitórias para a comunidade e sempre lutaram pelas suas causas. Todos os anos, o Grita leva as questões sociais e políticas para o espetáculo, seja no corredor da reflexão ou na abertura.
Enquanto aguardam um posicionamento claro das autoridades culturais, o Grita segue firme em seus preparativos para a Via Sacra, confiante de que sua dedicação e empenho serão reconhecidos e apoiados pela comunidade e pelas instâncias governamentais. O lançamento bem-sucedido da Via Sacra é um testemunho do poder da união e da perseverança, que transcendem as adversidades e fortalecem os laços entre as pessoas.
É importante destacar, que a Via Sacra está oficialmente reconhecida e inserida no calendário Cultural Estadual e Municipal por lei.