Historiadora, Professora Eva comemora derrubada do veto presidencial à regulamentação da profissão de historiador no Brasil

Em sessão remota na última quarta-feira (12), o Senado Federal derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro ao Projeto de Lei 368/2009, que regulamenta da profissão de historiador no Brasil, e a Câmara confirmou logo em seguida o resultado.

Historiadora, licenciada pela UFMA, a pré-candidata a vereadora de São Luís pelo PSB, Professora Eva, comemorou a derrubada do veto presidencial e a grande vitória para os historiadores/as brasileiros.

“Desde que iniciei minha jornada como Historiadora, lutamos por esse dia, em que nossa profissão fosse de fato e de direito, regulamentada. A regulamentação da nossa profissão é uma vitória histórica para os historiadores de todo o Brasil”, destacou.

Para Professora Eva, o papel principal do ofício de historiador é contribuir para que um povo mantenha viva sua memória. “Dentro da atribuições do historiador, estão as funções de reunir e selecionar documentos para que possa estudar os fatos em seu contexto a fim de reconstruir, rememorar e analisar o passado de indivíduos, grupos humanos, bem como os movimentos sociais e a própria relação do homem com a sociedade”, explicou.

“A não regulamentação seria simplesmente, silenciar a memória de um povo todo”, completou.

Agora, o Projeto de Lei 368/2009 será encaminhado para que o Presidente da República faça a promulgação do mesmo, o que deve acontecer em até 48 horas. No caso de omissão deste, quem promulga o PL é o Presidente ou Vice-Presidente do Senado, em igual prazo (art. 66, §7º, CF).

Quem é Professora Eva

Professora de História da rede Estadual e Municipal, a Professora Eva atuou como gestora escolar por mais de 15 anos. Nesse período participou do inédito processo democrático de escolha de gestores escolares através de eleição, sendo eleita com a maior votação do estado.

Em 2016, assumiu a maior Unidade Regional de Educação do estado: a URE São Luís, com o desafio de humanizar os serviços oferecidos a gestores, professores, profissionais da educação, pais e alunos da nossa regional. Foram mais de três anos de muitas batalhas para ajudar a transformar a educação do nosso estado, tendo apoiado ações como formação para professores, organização de grêmios estudantis, e a marca histórica de no IDEB, quando São Luis ficou em 5º no ranking das capitais brasileiras.

Além dos cargos ocupados, sempre esteve presente nas lutas por melhores condições de trabalho para os profissionais da Educação e de melhorias para o Ensino Público de São Luís, além da presença constante na militância social em prol das boas causas.

Hoje Professora Eva é pré-candidata a vereadora de São Luís pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), ao lado do deputado federal Bira do Pindaré, pré-candidato a prefeito, que assim como Eva, é professor e militante sindical e social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *