Núcleo de Direitos Humanos é criado em São Bernardo

Representantes de entidades e movimentos sociais realizaram na última quinta-feira (19), a primeira reunião de articulação do Núcleo de Direitos Humanos, em São Bernardo.

O órgão em formação será uma representação da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) no município e terá como principal objetivo, promover formação e mobilização em prol das causas dos Direitos Humanos, em São Bernardo. O padre Chagas Pereira, responsável pela articulação dos núcleos da SMDH na região do Baixo Parnaíba, participou da reunião de criação do órgão, em São Bernardo.

Os presentes na primeira reunião do Núcleo definiram que as reuniões de planejamento do órgão, acontecerão quinzenalmente, onde serão pensadas e organizadas ações de formação e mobilização nas zonas Rural e Urbana.

Na primeira reunião, o Núcleo discutiu as violações aos direitos humanos em nível local, estadual e nacional

Além das definições de reuniões, foi debatido ainda as principais violações dos direitos humanos em São Bernardo, no Maranhão e no Brasil.

Com a presença maior de jovens, como integrantes de grupos da Pastoral da Juventude e da Frente Popular Estudantil e do coordenador do Curso de Ciências Humanas, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Thiago Lima, os temas que dominaram as discussões da primeira reunião, foram Educação, Emprego e Violência.

A partir da primeira conversa, foi encaminhada a primeira formação para o dia 5 de outubro, quando também será definido um calendário de ações do Núcleo no município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *