Paço do Lumiar: Em um ano, Centro de Atendimento ao Autista já atendeu mais de 4 mil pessoas

Gildean Farias

Mais de 4 mil pessoas acolhidas e atendidas em um ano de atividades. Essa é a marca alcançada pelo Centro de Atendimento ao Autista (CAA) de Paço do Lumiar, que há um ano presta serviços especializados a crianças luminenses diagnosticadas com Autismo.

A comemoração da data e da marca alcançada pelo CAA aconteceu nesta segunda-feira (30). A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou um momento especial que reuniu colaboradores do Centro e mães e crianças atendidas pelo espaço. A festa de um ano do CAA foi realizada na Sala de Atendimento do TEA, na sede da Semus e contou com a presença da prefeita Paula Azevedo e da secretária Municipal de Saúde, Daniele Oliveira.

A coordenadora do CAA, Rosângela Santos, disse que mais do que um número, a marca alcançada pelo Centro, representa milhares de oportunidades de contribuir com o desenvolvimento de cada criança atendida.

“Já realizamos quatro mil atendimentos. São quatro mil oportunidades de contribuir com o desenvolvimento de cada criança, de contribuir com a melhora de condição de vida dela, da família e de todo o ambiente que essa criança está inserida”, destacou.

O CAA oferece um atendimento com especialidades médicas que possibilitam o desenvolvimento integral de todas as capacidades das crianças diagnosticadas com Autismo. A secretária Daniele Oliveira destacou a importância do atendimento especializado. “Aqui as nossas crianças que são diagnosticadas com o TEA (Transtorno do Espectro Autismo), têm todo o atendimento especializado necessário para o seu desenvolvimento, com especialidades médicas que contribuem para a sua inclusão integral, como neuropediatria, psicologia, terapia ocupacional, assistência social. Então temos uma equipe completa para as crianças e seus pais, para que haja um desenvolvimento completo”, enfatizou.

Mais de 4 mil crianças com autismo foram acolhidas e atendidas em um ano de atividades do CAA de Paço do Lumiar (Foto: Ascom/Divulgação)

Ampliação e gratidão

A prefeita Paula Azevedo disse já está em fase de estudo e planejamento pela gestão municipal, a ampliação do atendimento realizado pelo Centro de Atendimento ao Autista.

“Nosso município tem uma necessidade muito grande pelos serviços de acolhimento que o nosso Centro realiza e por isso, estamos já trabalhando para expandir e ampliar o atendimento para cada vez mais crianças do nosso município”, pontuou.

Mãe do pequeno Benjamin, Brenda Ribeiro se disse agradecida pela forma como seu filho é atendido no Centro de Atendimento ao Autista e a pelo desenvolvimento que ele vem apresentando desde que começou a frequentar o CAA.

“O que eu tenho hoje por essa equipe do Centro é só gratidão. Gratidão por tudo que vocês fizeram e fazem pelo meu filho, pelos nossos filhos e também por nós, que também precisamos de atendimento, de ajuda. O Benjamin hoje fez grandes avanços, principalmente, na comunicação com as pessoas. E tudo isso se deve ao atendimento que ele tem aqui”, contou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.