Secretaria de Estado da Saúde diz que não repassou informações a blogueiros sobre óbito por Covid-19 em São Bernardo
São Bernardo registrou nesta terça-feira (26) a primeira morte em decorrência do coronavírus (Covid-19) e em meio a dor dos familiares e amigos da vítima, muitos procuravam um culpado.
Alguns blogs de São Bernardo e região chegaram a noticiar que a paciente morreu por culpa do Governo do Estado e do governador Flávio Dino. Isso porque segundo narrativa construída por três blogueiros, a gestão estadual teria se recusado a disponibilizar leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital Regional de Chapadinha e que por conta disso, segundo os blogueiros o “governador do Maranhão, Flavio Dino, e o Estado simplesmente deixam os pacientes morrerem nas filas de espera”.
A matéria publicada pelos blogueiros (todos os três publicaram o mesmo texto), diz que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) teria informado que o leito no Hospital Regional foi disponibilizado no mesmo dia, porém que a “paciente teve piora súbita antes da transferência”. Após essa informação, o texto diz que a suposta informação da SES não é verdadeira e mais uma vez afirma que a morte da paciente bernardense ocorreu por omissão do Governo do Estado e do governador Flávio Dino.
O Blog Gildean Farias entrou em contato com a assessoria de comunicação da SES que desmentiu qualquer nota ou informação repassada a jornalistas ou blogueiros sobre o caso do óbito ocorrido em São Bernardo.
Ainda de acordo com a Ascom da Secretaria de Estado da Saúde, como a paciente não foi transferida, a SES tentou buscar informações sobre como foi o contato da prefeitura com o Hospital Regional de Chapadinha, mas o município de São Bernardo não quis passar as informações.