Em destaqueSão Bernardo

“Estamos preparados para receber possíveis pacientes suspeitos ou confirmados com Coronavírus”, diz prefeito João Igor

Durante live nas redes sociais, realizada na tarde desta terça-feira (14), o prefeito João Igor disse que o Hospital Municipal Felipe Jorge está preparado para receber possíveis casos suspeitos ou confirmados com coronavírus (Covid-19). O prefeito de São Bernardo falou durante uma hora em live transmitida nos seus perfis no Instagram e Facebook, onde respondeu perguntas de internautas e de jornalistas e blogueiros locais.

“Estamos preparados para receber pacientes suspeitos ou confirmados de Coronavírus. O nosso hospital conta ala de isolamento capaz de receber o paciente e, apenas em caso de evolução para um quadro mais grave, é que será encaminhado para outro município”, destacou.

Ainda de acordo com o prefeito, pelos casos registrados até o momento no Brasil e no mundo, apenas 5% das pessoas que apresentam sintomas relacionados ao Covid-19 precisam de atendimento hospitalar, aqueles que apresentam insuficiência respiratória.

João Igor explicou como deve ser o protocolo em casos de sintomas que possam evoluir para uma possível complicação respiratória. “Se a pessoa sente algum sintoma simples de gripe, o ideal é ficar em casa e tomar um antigripal, um paracetamol. Em caso de febre e tosse, procure a unidade básica de saúde mais perto. E somente em caso de falta de ar, procure o hospital”, informou.

Ações

Na live, o prefeito também destacou as ações que já vem sendo realizadas pela prefeitura como medidas preventivas ao coronavírus, em São Bernardo, como as blitz informativas e de orientação a população nas vias públicas e nos estabelecimentos comerciais.

Outra ação destacada pelo prefeito, é o contato disponibilizado para que as pessoas comuniquem a chegada de pessoas vindas de outros municípios ou estados, para que a Secretaria de Saúde verifique se há sintomas que levem a uma complicação respiratória.

João Igor falou também sobre o uso do recurso enviado pelo Governo Federal aos municípios. Segundo ele, para que o dinheiro esteja disponível, é necessário antes seguir alguns trâmites legais. “Tá logo o valor esteja na conta, vamos comprar suprimentos de prevenção, como luvas, máscaras, álcool gel e outros”.

O prefeito finalizou a live reforçando a necessidade da população bernardense manter o isolamento social e continuar seguindo as medidas de prevenção em casa ou em outros ambientes. “Não temos casos suspeitos, mas devemos manter as medidas de prevenção para que continuarmos assim”, concluiu.