“Estamos preparados para receber possíveis pacientes suspeitos ou confirmados com Coronavírus”, diz prefeito João Igor

Durante live nas redes sociais, realizada na tarde desta terça-feira (14), o prefeito João Igor disse que o Hospital Municipal Felipe Jorge está preparado para receber possíveis casos suspeitos ou confirmados com coronavírus (Covid-19). O prefeito de São Bernardo falou durante uma hora em live transmitida nos seus perfis no Instagram e Facebook, onde respondeu perguntas de internautas e de jornalistas e blogueiros locais.

“Estamos preparados para receber pacientes suspeitos ou confirmados de Coronavírus. O nosso hospital conta ala de isolamento capaz de receber o paciente e, apenas em caso de evolução para um quadro mais grave, é que será encaminhado para outro município”, destacou.

Ainda de acordo com o prefeito, pelos casos registrados até o momento no Brasil e no mundo, apenas 5% das pessoas que apresentam sintomas relacionados ao Covid-19 precisam de atendimento hospitalar, aqueles que apresentam insuficiência respiratória.

João Igor explicou como deve ser o protocolo em casos de sintomas que possam evoluir para uma possível complicação respiratória. “Se a pessoa sente algum sintoma simples de gripe, o ideal é ficar em casa e tomar um antigripal, um paracetamol. Em caso de febre e tosse, procure a unidade básica de saúde mais perto. E somente em caso de falta de ar, procure o hospital”, informou.

Ações

Na live, o prefeito também destacou as ações que já vem sendo realizadas pela prefeitura como medidas preventivas ao coronavírus, em São Bernardo, como as blitz informativas e de orientação a população nas vias públicas e nos estabelecimentos comerciais.

Outra ação destacada pelo prefeito, é o contato disponibilizado para que as pessoas comuniquem a chegada de pessoas vindas de outros municípios ou estados, para que a Secretaria de Saúde verifique se há sintomas que levem a uma complicação respiratória.

João Igor falou também sobre o uso do recurso enviado pelo Governo Federal aos municípios. Segundo ele, para que o dinheiro esteja disponível, é necessário antes seguir alguns trâmites legais. “Tá logo o valor esteja na conta, vamos comprar suprimentos de prevenção, como luvas, máscaras, álcool gel e outros”.

O prefeito finalizou a live reforçando a necessidade da população bernardense manter o isolamento social e continuar seguindo as medidas de prevenção em casa ou em outros ambientes. “Não temos casos suspeitos, mas devemos manter as medidas de prevenção para que continuarmos assim”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *