Ações e serviços mostram o cuidado da gestão Paula Azevedo com a saúde da mulher luminense

Gildean Farias

A gestão da prefeita Paula Azevedo está presente no acompanhamento e cuidado quando o assunto é saúde da mulher luminense. As ações e serviços promovidos pela prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) estão cada vez mais perto das mulheres.

Com ações estruturantes e serviços ofertados nas Unidades Básicas de Saúde, a gestão municipal está fazendo uma verdadeira revolução de humanização na Saúde da Mulher. Um exemplo é a implantação da Maternidade de Paço do Lumiar, pelo Governo do Estado em parceria com o município. Inaugurada em janeiro de 2022, a unidade já possibilitou que mais de 2 mil mulheres tivessem seus filhos na maternidade, evitando assim seu deslocamento para outros municípios da Região Metropolitana de São Luís.

Mas os serviços ofertados para as mulheres luminenses pela Maternidade de Paço do Lumiar vai além do parto. A unidade conta com o serviço de ambulatório de atenção especializada para gestantes de alto risco, sendo referência para o município. A acolhida e cuidado começam bem antes do momento final da gestação, com o serviço de visitas de vinculação das gestantes, que prepara as futuras mamães para um parto mais seguro e humanizado.

O serviço de visitas possibilita o transporte das gestantes, das comunidades onde moram, até a Maternidade. Na unidade de saúde, elas têm acesso às informações sobre todo o processo de pré-parto, parto e pós-parto, e fazem um verdadeiro tour pela maternidade. A visita de vinculação é acompanhada por profissionais especializados, como psicólogas e assistentes sociais, que proporcionam ainda mais o pertencimento das futuras mamães ao espaço onde elas darão a luz aos seus filhos.

A secretária adjunta da Semus e coordenadora da Saúde da Mulher, Lúcia Vasconcelos, explica a importância das visitas de vinculação: “Essas visitas são de primordial importância para a criação desse vínculo das gestantes com a maternidade. Na hora do parto, elas já chegam à maternidade tendo conhecimento de todo o trajeto que elas vão percorrer até o nascimento do seu filho”.

Moradora da comunidade Porto de Mocajutuba, Luana Santos, de 22 anos, é uma das gestantes que participou da visita à Maternidade de Paço do Lumiar. Grávida de oito meses, ela falou sobre a experiência: “É muito gratificante pra nós gestantes ter essa oportunidade de conhecer o local onde vamos ter nosso filho e saber todas as informações necessárias que são repassadas pelas profissionais aqui da maternidade. E gostei também da comodidade, pois o transporte busca e traz a gente. Muito bom!”.

Atendimentos

O cuidado e a atenção da Prefeitura de Paço do Lumiar com a saúde das mulheres podem ser constatados também nos números dos atendimentos de serviços prestados nas 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. De acordo com os dados da Coordenação da Saúde da Mulher, em 2022 foram ofertados mais de 19 mil atendimentos para as mulheres luminenses.

Os atendimentos estão inseridos em quatro principais programas de atuação da Coordenação da Saúde da Mulher: Planejamento Familiar, com a realização de 6.038 atendimentos; Saúde Materno-Infantil, com 8.211 atendimentos; Rastreio de Câncer de Mama, com a realização de 1.461 exames de mamografias; e Rastreio de Câncer de Colo de Útero, com a realização de 3.340 coletas de preventivos.

A prefeita Paula Azevedo ressaltou o sentimento com as conquistas alcançadas nas ações de saúde da mulher e, principalmente, com o feedback dado pelas luminenses aos serviços desempenhados pela gestão municipal.

“O cuidado com as mulheres é uma das prioridades da nossa gestão, e a prestação de serviços de saúde que atendam de forma humanizada é um passo importante para garantir esse cuidado. Por isso, me sinto privilegiada de estar ofertando todos esses atendimentos e, principalmente, fico muito feliz com o reconhecimento das nossas mulheres luminenses ao trabalho que temos desenvolvido”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.