CARNAVAL COM PREVENÇÃO: Prefeitura leva informação e serviços de testagem e vacinação para mais de 400 pessoas em Paço do Lumiar

GILDEAN FARIAS

Mais de 400 luminenses foram contemplados com as ações do “Carnaval com Prevenção”, promovido pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), na semana que antecedeu o Carnaval.

O Bloco da Prevenção, formado por equipe da Vigilância em Saúde, levou informação e serviços para vários pontos da cidade, proporcionando às pessoas acesso a dicas de prevenção e serviços de testagem e vacinação para que pudessem curtir a folia com a saúde em dia.

Durante os cinco dias de atividades, de 13 a 17 de fevereiro, foram realizados mais de 100 testes para Covid-19, aplicadas mais de 200 doses de vacinas de rotina e contra a Covid-19 e realizados mais de 300 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. O Bloco da Prevenção distribuiu ainda mais de três mil (3.000) preservativos masculinos e femininos.

Uma das centenas de pessoas que aproveitou os serviços disponibilizados durante o “Carnaval com Prevenção” da Vigilância em Sáude, foi a professora Jaina Milhomem, de 24 anos. Além de se informar sobre dicas de prevenção, Jaina também atualizou a carteira de vacina e destacou a importância da vacinação para a proteção contra doenças e para que as pessoas possam brincar o Carnaval mais seguras.

“Sempre participo dessas ações da Prefeitura e, hoje, aproveitei para tomar três vacinas de rotina que estavam atrasadas e atualizar minha carteira. Importante que as pessoas também façam o mesmo e procurem se imunizar, não apenas contra a Covid-19, mas também contra as demais doenças. Assim a gente fica mais protegido para cair na folia”, disse.

Quem também aproveitou os serviços do Bloco da Prevenção, foi a dona Maria José Ribeiro. Moradora do Bairro Paranã, ela levou a neta Sofia, de 10 anos para tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19, na ação que aconteceu na quinta-feira (16), na Praça da Família, no Maiobão.

“Aproveitei que estavam vacinando aqui perto e trouxe ela pra se vacinar. Queria parabenizar e agradecer a todos por trazerem essas ações aqui pra perto da gente. Às vezes, fica difícil pra gente ir até o posto de saúde, e acontecendo aqui fica bem melhor”, contou.

A prefeita Paula Azevedo prestigiou a ação realizada na Praça da Família e parabenizou as equipes pelo empenho em levar informação e prevenção aos luminenses. “Ficamos muito felizes de ver esse esforço conjunto dos nossos profissionais em trazer os serviços de saúde para perto do nosso povo, e mais feliz ainda em ver os luminenses se informando e se prevenindo nesse período de Carnaval. Desejo a todos uma boa festa com prevenção e cuidado sempre”, ressaltou a prefeita.

O coordenador da Vigilância em Saúde, Alan Abreu, comemorou os números das ações do “Carnaval com Prevenção” e disse que a atividade alcançou seu objetivo de sensibilização e prevenção das pessoas. “O nosso objetivo em realizar essas ações na semana de pré-carnaval foi exatamente promover a atividade preventiva para que a população brinque o Carnaval com segurança. E ficamos muito felizes em ver centenas de pessoas atendendo nosso chamado, vindo se informar e se prevenir”, pontuou.

Orientações sanitárias

Além das ações de informação e prevenção realizadas pelas equipes da Vigilância em Saúde, o “Carnaval com Prevenção” promovido pela Semus também está promovendo a sensibilização e levando orientações sanitárias para vários pontos de Paço Lumiar, onde estão acontecendo as festas carnavalescas.

As ações estão sendo coordenadas pelas equipes da Vigilância Sanitária e acontecerão até a terça-feira de Carnaval (dia 21), sempre das 18h às 00h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.