COLUNA LÍNGUA DE TRAPO Nº 7 – 24 DE SETEMBRO DE 2023

Dia de eleição
Próximo domingo, dia 1º de outubro, é dia votação para eleger os próximos membros do Conselho Tutelar em todo o Brasil. Em São Bernardo (assim como no Brasil inteiro), a votação acontece das 8h às 17h, e por aqui os eleitores terão nove seções para cumprir seu dever com as crianças e adolescentes e votarem no candidato da sua preferência, entre os 14 postulantes a uma das cinco vagas do colegiado.

Candidatos?
E parece que, como acontece nas eleições tradicionais, os candidatos a conselheiro tutelar reforçaram a campanha nesses últimos dias. Pelo menos alguns, porque tem candidato que nem parecia que estava em campanha, tamanha foi a inércia em ir atrás de votos ou mesmo de participar de debates, entrevistas e outros momentos oportunos para se apresentar e apresentar suas propostas aos bernardenses. Não foram poucos os casos que alguns (a maioria) dos candidatos fugiram de oportunidades de falar ao público bernardense.

Candidatos? 2
Uma das primeiras oportunidades que os eleitores tiveram de se apresentarem aos eleitores foi no dia do ato oficial de apresentação dos postulantes, realizado pela comissão organizadora do processo eleitoral ainda no dia 24 de agosto. Na ocasião, alguns candidatos desperdiçaram a oportunidade e os três minutos que lhes foram dados para falar das suas propostas como postulantes ao órgão. Teve candidato que nem utilizou os três minutos completos porque, segundo eles, não haviam “se preparado” para aquele momento.

Os 14 candidatos ao Conselho Tutelar de São Bernardo

Candidatos? 3
A segunda oportunidade desperdiçada pelos candidatos foi quando o responsável por esta coluna propôs à comissão organizadora, uma sequência de entrevistas com os candidatos. Porém, após consultar os candidatos, a resposta que a comissão teve foi uma negativa da maioria dos postulantes.

Candidatos? 4
Já na última semana, o radialista Francisco Farias, da rádio Cidade FM de São Bernardo, abriu espaço no seu programa diário para entrevistar os 14 candidatos ao Conselho Tutelar. Porém, mesmo com a possibilidade de ser ouvido pelos bernardenses pelas ondas da rádio e, ainda, de produzir mídias para suas redes sociais, nove candidatos simplesmente, preferiram não participar das entrevistas.

Candidatos? 5
A propósito, vale citar os únicos cinco candidatos que participaram das entrevistas na rádio Cidade FM: Teonilson Moreno, Gildomar Farias, Karleno Reis, Amara Lopes e Wesley Costa. Parabéns a estes, por entender que a transparência também faz parte do processo para que a população bernardense conheça quem são os candidatos que tentam uma das cinco vagas no Conselho Tutelar.

Gildomar Farias (acima) e Teonilson Moreno (abaixo) – dois dos únicos cinco candidatos que participaram da entrevista na rádio Cidade FM (reprodução)

São Bernardo prestigiada
Em menos de 10 dias, São Bernardo recebe a visita de dois dos três senadores maranhenses. No dia 16, a senadora Eliziane Gama (PSD), participou de uma audiência pública sobre o projeto Produção do Gás de Transição, realizado pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). Já nesta segunda-feira (25), quem chega a São Bernardo é o senador Weverton Rocha (PDT). O parlamentar vai participar da entrega de equipamentos, além de vista à obras realizadas pela prefeitura com emendas do seu mandato.

Eliziane Gama participou de audiência sobre projeto Produção do Gás de Transição (Divulgação)

Melhor parlamentar 

Falando em Eliziane Gama, a senadora maranhense foi considerada a melhor parlamentar do Senado, de acordo com a votação de jornalistas e também do júri especializado. Parabéns para a senadora, que se considera também bernardense, uma vez que morou durante toda a sua infância em São Bernardo.

Acertamos em cheio
No último domingo (17), dois postulantes a prefeito de São Bernardo, anunciaram suas pré-candidaturas. E os dois foram pedras cantadas pela Coluna Língua de Trapo nº 5 (Reveja aqui). Pelo grupo do atual prefeito João Igor (PDT), o pré-candidato é o secretário de Finanças, Chico Carvalho. Já pela oposição, o primeiro nome a anunciar pré-candidatura é o ex-secretário estadual do Trabalho, Jowberth Alves, irmão do ex-candidato a prefeito Júnior Esperança (que disputou e perdeu nada mais, nada menos, que cinco eleições). Que comecem os jogos!

Chico Carvalho e Jowberth Alves são os dois primeiros postulantes à prefeito de São Bernardo a anunciarem suas pré-candidaturas (Reprodução)

Nova logo, nova temporada
Após noves meses de uma ‘gestação’ longa, foi anunciada que o Podcrêsiô podcast – produzido e apresentado pelo responsável por esta coluna – terá uma segunda temporada, com estreia prevista para o mês de outubro (aguarde e confie!). A confirmação foi feita na última sexta-feira (22), quando foi divulgada a nova identidade visual do podcast que teve sua primeira temporada de setembro a dezembro de 2022 e entrevistou 12 personalidades, entre influencers digitais, artistas e políticos. Agora é aguardar os novos convidados do bate papo das sextas-feiras no YouTube!

Nova logo do Podcrêsiô Podcast que terá uma segunda temporada a partir do mês de outubro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.