Coluna LÍNGUA DE TRAPO

A Coluna Língua de Trapo será publicada aos domingos aqui no Blog Gildean Farias, trazendo destaques das mais diversas áreas. Especialmente nesta edição de estreia, a coluna está sendo publicada na segunda-feira para trazer os principais pontos do V Arraial de Um Novo Tempo, que aconteceu de 13 a 16 (ontem), em São Bernardo do Maranhão.

Uma festa grandiosa e marcante

Quem foi a pelo menos um dos quatro dias do V Arraial de Um Novo Tempo, realizado pela prefeitura de São Bernardo, de 13 a 16 de julho, presenciou e testemunhou uma festa que, certamente ficará na memória dos bernardenses e de todos os demais que prestigiaram o evento.

Não é exagero dizer que os organizadores se superaram em comparação com os arraiais dos anos anteriores. Foi uma festa grandiosa! A maior entre todas as cinco edições já realizadas, tanto em estrutura, quanto em programação e público. E com certeza, figurou com a maior também se comparada com as festas juninas realizadas nos municípios da Região do Baixo Parnaíba.

Porém, muito mais que uma festa grandiosa, o V Arraial de Um Novo Tempo, foi principalmente, marcante. Com o tema “Matriz de São Bernardo: uma história de devoção e fé”, a prefeitura instalou vários cenários ao longo da Praça de Eventos, que despertaram sentimentos de nostalgia nos bernardenses e de curiosidade e respeito dos visitantes sobre a história religiosa e cultural de São Bernardo.

Orgulho de ser bernardense

Com decoração retratando os aspectos religioso e histórico de São Bernardo, o V Arraial de Um Novo Tempo recebeu aplausos de todos os bernardenses. Desde os mais jovens, como as crianças, que se encantaram e se divertiram com tantos cenários cheios de cores e vida, aos mais velhos, que reviveram momentos marcantes da sua infância e juventude ao visitarem os cenários ao longo da Praça de Eventos. A beleza e magia do Arraial resgatou o orgulho de ser BERNARDENSE.

Um sentimento apartidário

Os sentimentos de orgulho e nostalgia despertados pelo V Arraial de Um Novo Tempo nos bernardenses, foi superior à política, unindo todas as bandeiras ideológicas do município em torno de um grande APLAUSO à belíssima festa. Visitando os cenários, muitos se emocionaram e choraram vendo a história da Matriz na sua frente.

Até o amanhecer

A expressão “pegar o sol com as mãos” nunca foi tão bem utilizada e ecoada por tantas pessoas, quanto durante os quatro dias do V Arraial de Um Novo Tempo. É que os grandes shows que animaram a festa bernardense, viraram a noite e o público também não arredou o pé da praça até que a última atração cantasse a última música e desse tchau, o que só acontecia lá pelas 7h da manhã – após o raiar do sol.

Fenomenal

Por falar em atrações, precisamos falar do primeiro grande show do Arraial. A cantora Márcia Felipe mostrou porque é chamada de “A Fenomenal” e, em mais de duas horas de show, não deixou a multidão que lotou a Praça de Eventos, ficar parada. Com um repertório diverso, a cantora abriu o Arraial com chave de ouro.

Um estouro de sucesso e simpatia

Outra atração que merece destaque é o cantor Japãozin, que abriu os trabalhos na terceira noite do evento. Além de não deixar ninguém parado durante a sua apresentação, com seu estilo próprio e inconfundível, o “Brabo dos paredões”, também mostrou que é um estouro de simpatia com os fãs. Antes e após o show, Japãozin atendeu dezenas de pessoas que o procuraram para tirar uma foto, fazer um vídeo, ou simplesmente, conhecer o artista, que é um dos principais nomes do estilo Piseiro na atualidade e é sucesso de público nas redes sociais, com mais de 2 milhões de seguidores, apenas no Instagram.

Prestígio cultural e político

Com a credibilidade de uma organização impecável, o V Arraial de Um Novo Tempo também atraiu as atenções e preferências dos principais grupos culturais do Maranhão, e também de personalidades da cultura e política do estado. Entre as dezenas de atrações culturais que se apresentam nos quatro dias, destaque para grupos de Vargem Grande – MA, Barra Grande – PI, Tutóia – MA e até de São Luís, como o Bumba-meu-boi Pirilampo, um dos mais tradicionais do Maranhão. Já entre as personalidades políticas, merece destaque a presença do ex-reitor da UEMA e ex-deputado estadual, César Pires, além de vários prefeitos e vereadores dos municípios da Região do Baixo Parnaíba.

Nota de repúdio

A festa grandiosa e marcante que foram os quatro dias do V Arraial de Um Novo Tempo teve uma “mancha” no encerramento, que merece, no mínimo, o repúdio de todos aqueles que valorizam o esforço de quem esteve envolvido nesse belíssimo evento, realizado de 13 a 16 de julho em São Bernardo do Maranhão.

Nas primeiras horas desta segunda-feira (17), quando uma multidão ainda curtia os últimos momentos dos shows que animaram a última noite do evento, alguns vândalos aproveitaram para furtar os peixes que estavam na representação do Rio Buriti em um dos cenários do Arraial. A ‘ousadia’ foi tanta, que foi usada uma rede de pesca no ato. Outros vândalos ainda levaram os chapéus de palha que faziam parte da ornamentação de um dos portais do Arraial.

Uma festa tão bonita não merecia esses episódios lamentáveis e, por isso mesmo, é necessário que se identifiquem os culpados e que esses sejam punidos pelos atos de vandalismo. Veja o vídeo abaixo:

Agradecimentos

Mas, não vamos terminar essa coluna de estreia com esse acontecimento lamentável. A coluna “Língua de Trapo” especial V Arraial de Um Novo Tempo”, termina com os agradecimentos do secretário de Cultura, Carlos Humberto.

“Só tenho a agradecer ao prefeito João Igor por ter me dado as condições para realizar este grandioso evento. E agradecer a minha equipe de gênios, que mais uma vez se superou e fez o MAIOR ARRAIAL DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO e o mais bonito do estado do Maranhão neste ano de 2023”.

Até a próxima!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.