Com emenda parlamentar do Coletivo Nós, projeto Ilha em Movimento vai atender crianças e jovens das comunidades de São Luís

Com o objetivo de possibilitar às crianças, adolescentes e jovens de São Luís, o desenvolvimento integral e construção da cidadania através de vivências desportivas, por meio de atividades artísticas, culturais, sociais e turísticas, foi lançado na última quarta-feira (20), o Projeto Ilha em Movimento, no Parque do Bom Menino (Av. Alexandre de Moura, s/n – Centro).

Executado pela Fundação Justiça e Paz se Abraçarão – JPA, o projeto recebeu recursos da Emenda Parlamentar do Coletivo Nós (PT), através da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel).

O projeto irá possibilitar às crianças, adolescentes e jovens de São Luís, o desenvolvimento integral e construção da cidadania através de vivências desportivas, por meio de atividades artísticas, culturais, sociais e turísticas.

“O sonho agora é realidade. Estamos felizes por possibilitar essas oportunidades para nosso povo da periferia e Zona Rural. Meninas e meninos, o projeto é de vocês, aproveitem!”, destacou o co-vereador do Coletivo Nós, Jhonatan Soares.

O projeto é destinado a crianças, adolescentes e jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, das regiões da Cidade Olímpica, Zona Rural, Sacavém, Itaqui-Bacanga e Vila Luizão. A expectativa é de alcançar mais de 3 mil pessoas de baixa renda, envolvendo famílias e comunidade dos participantes.

Segundo o presidente da Fundação Justiça e Paz se Abraçarão – JPA, Paulo Sérgio Filho, o projeto vai transformar a vida de muitas crianças, adolescentes e jovens. “É a oportunidade de levarmos para eles direitos fundamentais como o esporte, a cultura, o turismo, que muitas vezes são negados, pela falta dessas políticas públicas nas periferias. A parceria com o Coletivo Nós possibilitará desenvolver as atividades do projeto, como oficinas, rodas de conversa e ações de saúde. É muito importante ter um mandato na Câmara de Vereadores disposto a ser uma voz da comunidade ativa, principalmente as mais vulneráveis”.

Ilha em Movimento
O projeto Ilha em Movimento propõe um conjunto de ações visando o desenvolvimento integral e construção da cidadania de crianças, adolescentes e jovens através de vivências desportivas, por meio de atividades artísticas, culturais, sociais e turísticas. Em 2021, espera atender diretamente 500 participantes e 2.500 familiares de forma indireta, nas regiões da Cidade Olímpica, Zona Rural, Sacavém, Itaqui-Bacanga e Vila Luizão.

Como ação concreta o projeto irá oferecer atividades desportivas, recreativas, culturais e de lazer nos cinco polos de atuação. Também irá implementar sala de jogos educativos, sala de leituras e brinquedotecas nas comunidades. Ainda dentro das ações está a oferta de espaços de cuidado e convivência comunitária, oportunizando promoção à saúde mental, atendimento psicossocial e jurídico, a fim de desenvolver hábitos saudáveis, e equilíbrio mental, intelectual e emocional.

Além disso, promoverá ações denominadas Estação Saúde, com atendimento clínico, psicológico, terapêutico e de autocuidado. Serão destinadas atividades terapêuticas para envolver mães, pais e responsáveis dos participantes do projeto, e reuniões familiares, para reflexões e discussões sobre desenvolvimento infanto-juvenil, autocuidado e cultura de paz.

Serão oferecidas ainda oficinas temáticas, sobre temas ligados a direitos humanos, protagonismo juvenil, promoção de saúde e cultura de paz, bem como atividades desportivas, culturais, turísticas e práticas de lazer, visando à construção de aprendizagens e vivências significativas que possam estimular a construção de cidadãos solidários e protagônicos no desenvolvimento social e cultural das comunidades.

Veja mais registros do lançamento do projeto Ilha em Movimento:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.