Estudante e professor de São Bernardo conquistam medalha de bronze na Olimpíada de Língua Portuguesa, em São Paulo

A estudante Lívia Maria da Silva Soares e o professor Jhon Lennon de Lima Silva, conquistaram na última quinta-feira (31), em São Paulo, a medalha de bronze para São Bernardo, na VI Olimpíada de Língua Portuguesa.

A dupla bernardense ficou entre os semifinalistas da competição, na categoria ‘Memórias Literárias’, com o texto intitulado “Meu tempo de escravidão”.

Lívia Maria e Jhon Lennon chegaram à fase semifinal da competição nacional, realizada em São Paulo (Foto: Divulgação)

Aluna do 7° ano da Escola Municipal José de Freitas, localizada no povoado São Raimundo, Lívia Maria, é a primeira estudante bernardense a ser selecionada para participar da etapa nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa e, consequentemente, a ganhar uma medalha na competição, colocando uma produção literária de São Bernardo, entre as melhores do Brasil.

A produção que conquistou a medalha de bronze, narra um pouco da história de São Bernardo, especialmente, do povoado São Raimundo, onde Lívia Maria reside e estuda.

“Nosso lugar tem história para ser contada, temos a igreja, os casarões, a fazenda Paraíso e o cemitério dos negros que possui um memorial onde a comunidade acende velas em homenagem àqueles que trabalharam e lutaram pelo nosso lugar, nossa cultura”, destaca um trecho da produção.

Para o professor Jhon Lennon, o resultado alcançado por ele e Lívia Maria, é uma conquista da Educação e, em especial da educação bernardense.

“Essa vitória só comprova o quanto a Educação pode transformar o mundo. Ser semifinalista na Olimpíada de Língua Portuguesa foi uma grande conquista pra nós que fazemos a educação de São Bernardo, em especial, pra quem faz parte da Unidade Integrada José de Freitas, pois somos uma escola pequena localizada na zona rural”, destaca.

Jhon Lennon ressalta ainda o protagonismo da comunidade do povoado São Raimundo na produção textual medalhista de bronze.

“O mais importante é que a comunidade foi ouvida, porque o texto selecionado foi memórias literárias, então eu e os alunos percorremos a comunidade fazendo entrevistas e conhecendo mais de perto a realidade”, conclui.

Olimpíada
A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o país. O evento é uma niciativa do Itaú Social em parceria com o Ministério da Educação, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Em sua sexta edição, recebeu mais de 170 mil inscrições de todos os estados brasileiros, com a participação de 42.086 escolas públicas. Lançada em fevereiro, houve um período de inscrições e de adesões das secretarias de educação, seguida por etapas nas escolas, municípios e estados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *