Estudantes bernardenses vão disputar torneio mundial de Robótica, na Alemanha

Gildean Farias

A equipe Conecstar, clubinho de robótica formada por estudantes da rede municipal de São Bernardo está classificada para mais um torneio internacional. Dessa vez, a equipe bernardense vai disputar o Fira RoboWorldCup (Copa do Mundo de Robótica) 2023, que esse ano será realizado na Alemanha, de 17 a 23 de julho. O clubinho de robótica bernardense conseguiu a vaga após conquistar o 2 lugar no Fira Nacional, que foi disputado em São Luís, em novembro do ano passado.

Essa será a primeira participação da Conecstar em um torneio fora do Brasil, de forma presencial. A equipe já participou e foi campeã do Torneio Internacional Juvenil de Robótica, que foi disputado na Argentina, em 2020. Porém, por conta da pandemia do Covid-19, a competição aconteceu de forma online. Além do Torneio Internacional Juvenil de Robótica, a equipe Conecstar coleciona mais de 10 conquistas em torneios de Robótica em níveis estadual, nacional e mundial.

Trecho da carta de confirmação da participação da equipe Conecstar no Fira RoboWorldCup, na Alemanha

Os resultados positivos da Robótica bernardense é fruto do incentivo e investimento da prefeitura municipal, que desde a formação do primeiro clubinho, em agosto de 2019, tem estimulado e dado total apoio à formação de mais equipes e a participação destas em torneios no Maranhão, no Brasil e no mundo.

O prefeito João Igor destacou a classificação da equipe Conecstar para mais um torneio mundial de Robótica como resultado dos esforços e dedicação dos jovens bernardenses somados ao incentivo, apoio e investimentos da prefeitura na inovação da Educação do município.

“Os nossos jovens nos enchem de orgulho. Nós apoiamos, incentivamos, mas são eles que aproveitam as oportunidades e empreendem todo o seu talento para trazer conquistas e mais conquistas para o nosso município, confirmando que investir na qualidade da Educação dá resultados”, pontuou.

Histórico
Com a coordenação dos professores Wilberth Castro e Dayvison Lisboa, do Departamento de Tecnologia e Inovação da Secretaria Municipal de Educação, Ciências, Tecnologia e Inovação (Semecti), a equipe bernardense começou a trajetória conquistando o terceiro lugar já na primeira competição que participou. A medalha de bronze foi na etapa estadual do Torneio Juvenil de Robótica (TJR), que aconteceu de 25 a 27 de outubro de 2019, no município de Codó. A equipe alcançou o feito concorrendo na categoria Registro Multimidiático, com 80 equipes de 22 municípios maranhenses.

Desde então, o clubinho de Robótica bernardense tem se destacado e trazido importantes resultados para o município de São Bernardo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.