Flávio Dino anuncia programa de geração de trabalho, estágio e formação profissional para jovens maranhenses

Mil vagas de emprego e mais de 30 mil oportunidades de aprendizado para jovens maranhenses foram anunciadas pelo governador Flávio Dino, durante coletiva à imprensa, nesta segunda-feira (8), no Palácio dos Leões. Criado a partir da Lei nº 11.384, o programa busca a geração de oportunidades de emprego para a juventude maranhense de 17 e 25 anos – no total, serão disponibilizadas 35 mil vagas e um investimento total de R$ 40 milhões de reais.

Flávio Dino anunciou o programa Trabalho Jovem, que vai oferecer mil vagas, com a contrapartida de mil reais, concedida pelo Governo, a cada empresa que contratar um jovem. Ainda, 1,5 mil vagas de estágio com bolsa de R$ 600; 500 vagas para estágio em órgãos públicos e 30,9 mil vagas em cursos profissionalizantes. “É um forma de oferecer oportunidade ao jovem e movimentar a economia nesse período de crise aguda”, explica.

“O Governo do Maranhão está sempre atento aos problemas da Juventude. O programa Trabalho Jovem criado pelo Governador Flávio Dino, busca a capacitação e a geração de oportunidades de emprego para a juventude maranhense, potencializa o papel social e importante que os jovens tem para a retomada da economia. E nós da Seejuv, estaremos cada vez mais perto da juventude maranhense, ampliando a mobilização e facilitando o acesso neste importante programa”, pontou o Secretário de Estado da Juventude, André Vitral.

Os primeiros editais serão divulgados ainda esta semana. O governador pontuou ainda as duas mil vagas do programa Agente Jovem Ambiental, que garantirá apoio financeiro para ações ambientais. O projeto de lei que institui o programa será apreciado pela Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema).

O Programa Trabalho Jovem será executado por meio da Secretaria de de Indústria e Comércio (Seinc), da Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (SETRES), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – e com apoio institucional da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV) –, o programa é dividido em quatro eixos de atuação – Capacitação, Auxílio à Contratação, Cooperação Estratégica e Estágio Social.

*Com informações da Agência de Noticias do Governo do Maranhão e Assessoria de Comunicação Seejuv

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.