Governo abre 5.490 vagas para cursos por meio do Programa Maranhão Profissionalizado
O Governo do Estado divulgou, nesta terça (2), edital com 5.490 vagas para cursos de Formação Inicial e Continuada (FICs) e/ou oficinas a serem ofertadas nas Unidades Vocacionais do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), instituições, associações, sindicatos e municípios parceiros. As inscrições são gratuitas e iniciarão a partir da próxima quinta-feira (4) até o dia 9 (terça-feira), de forma presencial nos locais identificados no edital disponível aqui.
A ação integra o Programa Maranhão Profissionalizado, lançado recentemente pelo governador Flávio Dino para criar oportunidades de profissionalização, em diversas modalidades da Educação Profissional e Eixos Tecnológicos para promoção da formação integral e profissional de adolescentes, jovens e adultos, com vistas à geração de emprego, renda e fortalecimento dos arranjos produtivos e potenciais econômicos locais e regionais do Maranhão.
Ao todo, neste momento, foram abertas 142 turmas distribuídas em vários municípios maranhenses. As vagas para cursos FICs e/ou oficinas do IEMA Vocacional, por município, constam no edital.
No ato da inscrição nos Cursos FICs e/ou Oficinas do Programa Maranhão Profissionalizado, o candidato deverá apresentar original e cópias dos seguintes documentos: Carteira de Identidade; CPF e Comprovante de Residência. Os candidatos inscritos deverão confirmar matrícula nos dias 11 a 12/03, nos endereços que constantes no Anexo I do Edital, no site da Seduc.
Cursos
Os cursos ofertados são nas áreas de: Ambiente e Saúde, Produção Industrial, Informação e Comunicação, Controle e Processos Industriais, Recursos Naturais, Controle e Processos Industriais, Produção Cultural e Design, Gestão e Negócio, Agricultura Orgânica, entre outras.