Mesmo com apoio de Dino a Brandão e investidas de articulistas do tucano, nome de Weverton continua em alta na preferência dos maranhenses

Gildean Farias

O senador Weverton (PDT), pré-candidato a governador do Maranhão, terminou 2021 como começou em relação às sondagens de eleitores sobre a sucessão do governador Flávio Dino, nas eleições desse ano: na liderança. Mesmo com a declaração de Dino pela pré-candidatura do vice-governador, Carlos Brandão (PSDB) e das constantes investidas de articulistas do tucano, o nome de Weverton continua em alta na preferência dos eleitores maranhenses.

A última pesquisa eleitoral realizada em 2021 e divulgada na quinta-feira (dia 30 de dezembro), confirmou a liderança do senador pedetista na corrida pelo Palácio dos Leões. O levantamento realizado pelo Instituto Escutec, entre os dias 27 a 29 de dezembro, mostra o Weverton com 29% das intenções de voto.

Também na última semana de 2021, os institutos Engrácia Garcia e Econométrica já haviam divulgado resultados similares, com Weverton em primeiro lugar. Na pesquisa eleitoral da Engrácia Garcia, Weverton está isolado na liderança com 35% e na Econométrica ele tem 26,9% das intenções de voto, com um crescimento de 4,9% em relação ao último levantamento, realizado em novembro de 2021.

Na pesquisa da Escutec, divulgada pela TV Mirante, Weverton tem quase o dobro das intenções de voto do segundo colocado, o vice-governador Brandão (PSDB), que tem 17%, seguido do ex-prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior (PSD), com 16%. Neste cenário o senador Roberto Rocha aparece com 10%.

O sistema Mirante também apresentou um cenário com o nome da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), que já afirmou que disputará uma vaga para deputada federal. Com o nome de Roseana como candidata ao governo, ela aparece com 28%; Weverton com 19%; Brandão com 13%; Edivaldo Holanda Júnior com 12%; e Roberto Rocha com 8%.

A pesquisa do Instituto Escutec foi realizada em 66 municípios em cinco regiões do Estado. Foram ouvidas 1,4 mil pessoas.

Engrácia Garcia

O primeiro instituto a divulgar o resultado foi o Engrácia Garcia, que fez seu campo entre 8 e 18 de dezembro e mostrou Weverton com 35%, Brandão com 12%;Roberto Rocha com 7%; Edivaldo Holanda Jr, com 6%; Josimar do Maranhãozinho e Lahesio Bonfim com 1% cada um.

Econométrica

O Instituto Econométrica, que ouviu 1347 pessoas entre 22 e 26 de dezembro, mostrou que 26,9% dos eleitores pensam em votar em Weverton para governador. O segundo colocado, Carlos Brandão, está mais de 10 pontos atrás, com 15,6%, tecnicamente empatado com Edivaldo Holanda Jr, que tem 13,1%; seguido por Roberto Rocha, 12,4%; Lahésio Bonfim, 9,8%; Josimar do Maranhaozinho , com 5,3% das intenções de voto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.