‘Nossa Linda Juventude’: Bira propõe criação de um amplo programa de políticas públicas de Juventude, em São Luís

Uma roda de conversa virtual cheia de ideias e propostas sobre políticas públicas para a juventude de São Luís. E foi durante esse rico debate com a participação de lideranças juvenis de diversos seguimentos, que o deputado Bira do Pindaré (PSB), o pré-candidato a prefeito de São Luís, propôs a criação do programa ‘Nossa Linda Juventude’, que envolve diversas ações para os jovens da capital maranhense.

O bate papo sobre juventude realizado nesta segunda-feira (10), integra as estratégias do Movimento ‘Pense São Luís’, que tem debatido ideias e ações para possibilitar uma São Luís mais bela, mais humana, mais justa e com direitos garantidos a todos e todas.

A roda de conversa teve a participação de Thalita Martins, secretária arquidiocesana da Pastoral da Juventude, integrante dos coletivos ‘Fala Mermã’ e ‘Nós’; Eni Ribeiro, educador social, membro do coletivo ‘Nós’ e da Rede Amiga da Criança, produtor e locutor do programa ‘Bacanga é Resistência’; Rayane Sousa, secretária Municipal do Seguimento de Juventude do PSB São Luís; e Adeilson Viana, estudante de Ciências Sociais, pela UFMA, membro do coletivo Negro Magno Cruz.

Em mais de uma hora de live, Bira e as lideranças juvenis dialogaram sobre a realidade da juventude em São Luís e apontaram pistas de ação para possibilitar a transformação dessa realidade. “Precisamos pensar e construir políticas públicas que respeitem as especificidades das juventudes, de forma particular, as juventudes da periferias, que são as que estão mais vulneráveis”, pontuou Eni Ribeiro.

As propostas apontadas e debatidas serão incorporadas ao macro programa de políticas públicas de juventude do plano de governo da pré-candidatura de Bira a prefeito de São Luís, como bem explica.

“Essas propostas vêm do anseio da nossa linda juventude ludovicense, da escuta de jovens companheiros que vivenciam a realidade juvenil da nossa capital. E por isso mesmo, vão integrar o programa que estamos batizando de ‘Nossa Linda Juventude’”, pontuou Bira.

Como um amplo programa de políticas públicas, o ‘Nossa Linda Juventude’, prevê ações nas áreas do empreendedorismo jovem, formação e qualificação profissional, protagonismo juvenil, intercâmbio estudantil, mobilidade urbana, inclusão digital e tecnológica, entre outras.

“O nosso programa está em construção, mas algumas ações já estão bem claras e vão integrar nossa plataforma de propostas, como o Congresso Municipal de Juventude para discutir com os jovens, as suas principais demandas, a criação de cursinhos populares nas comunidades, o projeto Cidadão do Mundo Municipal, o Observatório de Políticas Públicas de Juventude, o Centro de Referência Municipal de Juventude, e uma luta que não vamos abrir mão, que é o Passe Livre para jovens estudantes de baixa renda”, ressaltou o pré-candidato a prefeito.

Pense São Luís

O Movimento ‘Pense São Luís’ foi criado para dialogar com a população ludovicense e especialistas sobre os desafios e soluções para a capital. Para ele, o movimento é um canal de diálogo aberto e direto com a população. “Continuaremos olhando nos olhos das pessoas, ouvindo as reivindicações e lutando junto por uma cidade cada vez mais bela, mais humana, mais justa e com direitos garantidos a todos e todas”, assegurou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *