Pesquisa MBO: Blog tenta desqualificar levantamento, mas esquece de fazer o básico do Jornalismo: apurar as informações
Tão logo a pesquisa do Instituto MBO Publicidade, Marketing e Pesquisa, foi divulgada com exclusividade pelo Blog Gildean Farias (VEJA AQUI), um blog alinhado politicamente com o pré-candidato a prefeito Júnior Esperança (Republicanos), que teve 1,09% das intenções de votos, apressou-se em desqualificar o levantamento, alegando que ele foi fraudado, dizendo entre outras coisas, que não foi especificado a metodologia da pesquisa, além de acusar o Instituto de estar irregular com a Receita Federal e usar o nome de outra empresa.
O que faltou ao blog, porém, foi o básico e primordial de uma apuração jornalística: apuração. Sobre a questão metodológica e de registro, bastava um acesso no site do órgão maior sobre legislação eleitoral no Brasil, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e o blog teria acesso aos dados da pesquisa, que está devidamente registrada sob o número MA-09582/2020, bem como a metodologia utilizada, o plano amostral, o questionário aplicado na pesquisa. Veja abaixo:
E ao contrário do que o blog diz, a pesquisa está registrada no site do TSE com o nome do próprio Instituto MBO Publicidade, Marketing e Pesquisa, com o CNPJ: 00.905.916/0001-90 – M R BORGES SERVICOS / MBO PUBLICIDADE, MARKETING E PESQUISA, e os gráficos divulgados pela empresa não tem logotipo de empresa de Santa Catarina, mas o logotipo da própria MBO Publicidade, Marketing e Pesquisa (basta ver no gráfico abaixo):
Sobre a acusação do blog de que a MBO estaria inapta para exercer atividade, através de uma pesquisa de verdade no site da Receita Federal, verificamos que a empresa está ativa com atualização do cadastro em fevereiro de 2020 e com autorização para realização de serviços de organização de feiras, congressos, exposições como atividade econômica principal e mais 20 atividades econômicas secundárias, entre elas, pesquisa de mercado e opinião pública. Veja abaixo:
Além disso, no registro da pesquisa no site do TSE, o Instituto destaca que está também devidamente registrado no Conselho Regional de Estatística da 5ª Região (CONRE5), sobe o número 10741. O CONRE5 é o responsável por registros de empresas que atuam na área da estatística nos estados da Bahia, Piauí, Maranhão, Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Outra observação do blog é que a pesquisa teria excluído o nome de outros pré- candidatos e cita o pastor Welberth Couto. Porém, este já anunciou publicamente que não é mais pré-candidato a prefeito e, sim pré-candidato a vice-prefeito na chapa do pré-candidato Zequinha do Protetor.
Jurídico vai tomar de conta
Em contato com o Blog Gildean Farias, o representante do Instituto MBO Publicidade, Marketing e Pesquisa, informou que o setor jurídico da empresa vai tomar as medidas cabíveis contra as acusações publicadas pelo Blog Ilder Costa. “Vamos tomar as providências. Nosso jurídico vai tomar de conta”, comentou.