Por um atendimento mais humano e eficiente no sistema municipal de saúde, Bira propõe a criação do programa Saúde Digna em São Luís

Em mais um importante debate do o movimento ‘Pense São Luís’, o deputado Bira do Pindaré (PSB), pré-candidato a prefeito, ampliou a discussão sobre os desafios e soluções para a capital maranhense. Na companhia dos pré-candidatos a vereador pelo PSB, Professor Henrique Martins, Giovana Cutrim e Professor Rosevelt Morais Jr, Bira abordou o tema “Como fazer de São Luís uma cidade mais humana, bela e justa”. O evento foi transmitido pelas redes sociais.

Dentre as áreas destacadas pelos pré-candidatos como aquelas com mais urgência de políticas públicas que possibilitem tornar a capital maranhense mais humana, bela e justa, destaque para a Educação, Emprego e Geração de Renda e saúde. Nesta última,  Bira e os pré-candidatos a vereador, manifestaram preocupação com o atendimento realizado atualmente no sistema municipal de saúde.

“Vamos criar o programa Saúde Digna, para possibilitar mais dignidade às pessoas quando estas precisarem de um atendimento no sistema de municipal de saúde. A nossa população precisa se sentir respeitada quando precisar de algum serviço de saúde na rede municipal. O sistema de saúde tem que funcionar de maneira clara, transparente, dinâmica e eficiente com acolhida e atendimento mais humanos”, ressaltou Bira.

 Ainda de acordo com o pré-candidato do PSB, uma das primeiras ações do programa Saúde Digna é zerar as filas dos hospitais da rede municipal, medida que segundo Bira é possível simplesmente com uma melhor gestão dos serviços de saúde. “Outra medida prioritária do nosso programa Saúde Digna é possibilitar um atendimento digno e eficiente os postos de saúde localizados nos bairros, lá nas comunidades onde as pessoas residem. O atendimento nestes postos deve ser tão bom quanto qualquer clínica médica particular”, enfatizou.

Educação e Geração de Emprego e Renda

Na área da Educação e da Geração de Emprego e Renda, Bira reforçou a proposta de criação de escolas plenas em São Luís, que atendam aos alunos do Ensino Infantil e Fundamental de forma integral. O modelo para essa proposta, são os IEMAs, implantados pelo Governo do Estado, quando ele estava secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Estamos propondo criar também o Instituto Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia. Nós já temos a experiência federal, que é o IFMA, temos a experiência estadual, que é o IEMA e, eu estou defendendo e propondo a criação do instituto do município, para cuidar da educação e da qualificação profissional da nossa juventude”, destacou

A experiência dos IEMAs é um dos principais legados deixados por Bira como primeiro secretário da Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Flávio Dino. Além da iniciativa, o deputado coordenou ainda a implantação de programas importantes como o Cidadão do Mundo com intercâmbio internacional gratuito para jovens da rede pública; os Aulões do Enem com aulas preparatórias para pré-vestibular e a primeira Escola de Cinema do Maranhão.

Pense São Luís

O Movimento ‘Pense São Luís’ foi criado para dialogar com a população ludovicense e especialistas sobre os desafios e soluções para a capital. Para ele, o movimento é um canal de diálogo aberto e direto com a população. “Continuaremos olhando nos olhos das pessoas, ouvindo as reivindicações e lutando junto por uma cidade cada vez mais bela, mais humana, mais justa e com direitos garantidos a todos e todas”, assegurou.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *