Professora maranhense está entre os finalistas do Prêmio Professor Transformador

Uma professora da rede municipal de São Bento (MA), cidade localizada a 300 quilômetros da capital, São Luís, é a representante maranhense entre os finalistas da primeira edição do Prêmio Professor Transformador, lançado para destacar projetos inovadores desenvolvidos por professores da Educação Básica de todo o País, alinhados com as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

A Professora Francilda Fonseca Machado leciona História na Escola Municipal Santa Bárbara. Ela desenvolveu o Projeto SARILHO: A História Vira Cena, que consiste na criação de uma companhia de teatro com os alunos, com o objetivo de “dar vida” a fatos históricos, fazendo com que os estudantes entendam o passado para agir e se posicionar no presente, diante das situações adversas que enfrentam.

O projeto desenvolvido pela Profa. Francilda é finalista do Prêmio Professor Transformador na categoria Ensino Fundamental II. Outros dois projetos concorrem na mesma categoria e, ao todo, a primeira edição do Prêmio conta com 12 finalistas, distribuídos entre Ensino Infantil, Ensino Fundamental (I e II) e Ensino Médio.

Anúncio da classificação final

A classificação dos projetos em cada categoria será anunciada durante a Bett Educar, considerada a maior feira de Educação e Tecnologia da América Latina. O evento está programado para ocorrer entre os dias 12 e 15 de maio, em São Paulo (SP). A organização do Prêmio comunicará previamente uma eventual mudança de data da feira, devido à pandemia do novo coronavírus.

Segundo o Prof. Wellington Cruz, cofundador da Base2Edu, instituição engajada com a transformação da Educação e organizadora do Prêmio, “a variedade de projetos finalistas reflete a criatividade com que educadores de todo o País estão se empenhando para promover, em todos os níveis do Ciclo Básico, uma Educação de qualidade e, verdadeiramente, transformadora”.

Os segundos e terceiros colocados em cada categoria irão receber R﹩ 2.5 mil e a oportunidade para apresentar suas iniciativas na edição 2020 da Bett Educar. Já os primeiros colocados de cada categoria receberão prêmios de R﹩ 7 mil, além de uma viagem para participar da Bett Educar 2021 em Londres, Inglaterra.

O Prêmio Professor Transformador é organizado em conjunto pela Base2Edu, rede que conecta e fortalece profissionais e iniciativas voltadas à transformação da Educação; e pela organização da Bett Educar, maior evento de educação e tecnologia da América Latina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *