VÍDEO – Eleitores fazem fila quilométrica em cartório, nos últimos dias para fazer recadastramento biométrico, em São Bernardo

Os eleitores de São Bernardo fizeram fila nesta quinta-feira (26) e sexta-feira (27) para realizar o recadastramento biométrico obrigatório.

 

O recadastramento pode ser feito até às 18h de hoje (sexta-feira), no Cartório Eleitoral, localizado na Rua Custódio Almeida Lima, em frente à Câmara de Vereadores. Por conta do fim do prazo, um grande número de pessoas compareceu ao cartório, nos últimos dias, formando uma fila quilométrica. Muitos eleitores chegaram a dormir na fila na noite de quinta-feira para garantir o atendimento nesta sexta-feira.

Imagens gravadas por quem passou pelo local dão a dimensão da multidão que foi fazer o recadastramento biométrico nos nos  últimos dias. Veja:

 

A fila se estendeu por toda a dimensão da Rua Custódio Almeida Lima até a porta do fórum eleitoral. Veja no vídeo:

 

A biometria será o sistema de identificação do eleitor nos 217 municípios do Maranhão nas eleições 2020, que vai eleger prefeitos e vereadores.

Os eleitores que não realizarem o recadastramento biométrico, terão seus títulos cancelados. Além de não poderem votar nas Eleições 2020, o eleitor ficará impossibilitado – por exemplo – de obter passaporte, tomar posse em concurso público e receber auxílios do governo, entre outros.

Segundo dados do sistema de georeferenciamento do TRE/MA, já foram revisados até a manhã de hoje, 14.186 eleitores, ultrapassando a meta estabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MA) que era de 13.582 eleitores.

O recadastramento dos eleitores por meio da identificação biométrica visa tornar o processo de votação ainda mais seguro, uma vez que um eleitor não pode se passar por outro. Durante o recadastramento, são coletadas as digitais, foto e assinatura do eleitor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *