A Matriz e seu protagonismo balaio sob a ótica do professor Ronilson de Oliveira

Por Kleuson Michael Cardoso

Acadêmico de Direito e vice-presidente da Academia Bernardense de Letras e Artes

O documentário “O Tempo do Pega: o passado balaio da Matriz”, produzido sob a coordenação do professor Ronilson oliveira, mestrando em ProfHistória pela Universidade Federal do Pará (UFPA), vem resgatar o passado balaio do território de São Bernardo, estado do Maranhão, enquanto protagonista no Movimento da Balaiada.

O professor Ronilson, jovem pesquisador, é desses talentos nascidos na Matriz, que carrega no sangue a paixão pela terra de Claraval, cultivando a máxima do grande escritor russo Tolstoi “se queres ser universal cultiva tua aldeia”. E é esse cultivo, regado pelo amor à Matriz que o coloca como uma das vozes que se faz ecoar em nome de todos nós.

Nosso pesquisador, a exemplo de João do Vale “todos cantam sua Terra/eu também vou contar a minha/”, canta, através deste documentário, a essência do nosso passado balaio de luta e resistência contra os desmamados do poder colonizador.

Três coisas caracterizam nossa Terra, segundo as palavras do conterrâneo e então vereador, Gilvan Alves: “o hino, a bandeira e o Rio Buriti”. Não esquecendo que o amarelo da nossa bandeira, idealizada pelo nosso grande pintor Bernardo Francisco Da Cunha, (Benu) “in memorian”, representa o brilho intelectual do filho da Terra, e é esse brilho que veste e reveste da essência que só os que amam de verdade esse torrão, sabem valorizar o que temos de melhor. São Bernardo é um diamante bruto, cabe a cada um de nós, a exemplo de Ronilson de Oliveira, lapidá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *