Em destaquePolítica

Apenas quatro deputados da bancada maranhense votaram contra o congelamento de salários de servidores públicos

Apenas quatro dos 18 deputados da bancada federal do Maranhão votaram contra o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ao dispositivo que permitia aumento de salários a uma lista de categorias de servidores públicos, envolvidas no enfrentamento da Covid-19. Bira do Pindaré (PSB), Eduardo Braide (Podemos), Márcio Jerry (PCdoB) e Zé Carlos (PT) foram os únicos parlamentares maranhenses foram contrários ao congelamento de salários dos servidores.

Com a ausência do deputado Marreca Filho (Patriota), os outros 13 parlamentares maranhenses votaram a favor do veto presidencial, e consequentemente, contra os servidores públicos. Com a ajuda da grande maioria da bancada maranhense, a Câmara Federal reverteu a decisão do Senado e manteve nesta quinta-feira (20), o veto de Bolsonaro ao dispositivo que permitia aumento de salários aos servidores públicos. O congelamento foi incluído como contrapartida ao auxílio federal de R$ 125 bilhões previsto em lei para estados e municípios.

Durante a tramitação, os parlamentares incluíram uma lista de exceções, contando trabalhadores de saúde, educação, segurança, militares e de limpeza, entre outros. Essa lista foi vetada por Bolsonaro e agora o congelamento até o fim de 2021 passa a valer para todos os servidores federais, estaduais e municipais.

Saiba como votaram os deputados pelo Maranhão:

Aluísio Mendes (PSC) – SIM
André Fufuca (PP) – SIM
Bira do Pindaré (PSB) – NÃO
Cleber Verde (Republicanos) – SIM
Edilázio Júnior (PSD) – SIM
Eduardo Braide (Podemos) – NÃO
Gastão Vieira (PROS) – SIM
Gil Cutrim (PDT – SIM
Hildo Rocha (MDB) – SIM
Josimar de Maranhãozinho (PL) – SIM
João Marcelo Sousa (MDB) – SIM
Juscelino Filho (DEM) – SIM
Marreca Filho (Patriota) – Ausente
Márcio Jerry (PCdoB) – NÃO
Pastor Gil (PL) – SIM
Paulo Marinho Júnior (PL) – SIM
Pedro Lucas Fernandes (PTB) – SIM
Zé Carlos (PT) – NÃO