Bira propõe criação do programa Rua Digna Municipal para pavimentar ruas e gerar renda em São Luís

Melhoria na infraestrutura urbana e no saneamento básico e geração de renda nas comunidades. Esses são os principais benefícios do programa ‘Mutirão Rua Digna’, desenvolvido pelo Governo do Estado em São Luís e em outros municípios do Maranhão. É essa experiência exitosa que o pré-candidato a prefeito, Bira do Pindaré (PSB) quer adotar para melhorar a pavimentação de vias nas comunidades da capital maranhense.

A proposta de criação do programa ‘Rua Digna Municipal’, foi apresentada por Bira nesta quarta-feira (5), durante mais um importante debate do Movimento ‘Pense São Luís’. “É sempre bom buscarmos aquilo que deu certo e o Rua Digna do governo Flávio Dino deu muito certo e pode ter um alcance ainda maior em São Luís. E é isso que vamos fazer”, pontuou.

Coordenado por Bira, o movimento tem debatido estratégias que possibilitem uma São Luís mais bela, mais humana, mais justa e com direitos garantidos a todos e todas. Com transmissão pelas redes sociais, o debate desta quarta-feira contou com a participação dos pré-candidatos a vereador pelo PSB, Marlon Botão Filho e Gregório Guimarães.

A infraestrutura urbana em São Luís, bem como a geração de renda nas comunidades, permeou boa parte do debate entre os pré-candidatos. Como medida para responder aos problemas dos dois temas, o deputado Bira apontou a iniciativa realizada pelo Governo do Estado desde 2018, que revitaliza ruas com blocos intertravados (bloquetes) e proporciona geração de renda, a partir da contratação de mão de obra dos próprios moradores das comunidades, onde o serviço é feito.

“A parceria com a comunidade é essencial para o sucesso do programa Rua Digna desenvolvido pelo Governo Flávio Dino. E é essa parceria que queremos implementar como política da nossa gestão. Isso diminui custo, gera renda e garante o serviço que a comunidade tanto precisa”, ressaltou Bira. O pré-candidato do PSB chamou a atenção também para o benefício do uso dos bloquetes em vez de asfalto. “A pavimentação com bloquetes é bem melhor que com asfalto, que tem uma duração menor e deprecia mais rapidamente”, completou.

Rua pavimentada com bloquetes através do programa Mutirão Rua Digna, do Governo do Estado (Divulgação)

Parceria Público Comunitária (PPC)

O programa ‘Rua Digna Municipal’ é uma das ações que será implementada por meio da Parceria Público Municipal (PPC), proposta de Bira para possibilitar uma participação mais ativa da população no planejamento e desenvolvimento das políticas públicas executadas pela gestão municipal.

“Vamos aproveitar o potencial que as comunidades têm, a partir das suas organizações e realizar parcerias para resolver uma série de problemas, como por exemplo, a pavimentação de ruas”, explicou o deputado. “Já existe a PPP (Parceria Público Privado), agora vamos fazer a parceria também com as comunidades”, completou.

Outra possibilidade de ação através da PPC, segundo Bira, é na Educação, com a parceria com escolas comunitárias, que já desenvolvem um trabalho de ensino de qualidade junto às crianças e adolescente das comunidades de São Luís. “Com o apoio da gestão municipal, esse trabalho pode ser ampliado e melhorado”, enfatizou o deputado.

Pense São Luís

O Movimento ‘Pense São Luís’ foi criado para dialogar com a população ludovicense e especialistas sobre os desafios e soluções para a capital. Para ele, o movimento é um canal de diálogo aberto e direto com a população. “Continuaremos olhando nos olhos das pessoas, ouvindo as reivindicações e lutando junto por uma cidade cada vez mais bela, mais humana, mais justa e com direitos garantidos a todos e todas”, assegurou.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *