Flávio Dino prorroga suspensão de aulas até o dia 26 e fechamento do comércio até o dia 12 de abril

O governador Flávio Dino anunciou nesta sexta-feira (3), durante entrevista coletiva transmitida através de live no Instagram, novas medidas de prevenção à propagação do coronavírus (Covid-19) no Maranhão. Entre as principais medidas, que estará em novo decreto estadual a ser publicado ainda hoje, está a nova prorrogação da suspensão das aulas nas escolas públicas e privadas no estado e a proibição da circulação de transporte interestadual, ambos até o dia 26 de abril.

“A suspensão das aulas e da circulação de transportes interestaduais está sendo prorrogada por emergência sanitária. Estamos protegendo nossas crianças e jovens e, consequentemente de seus professores, pais, avós e demais integrantes da família”, enfatizou.

Outra medida destacada pelo governador, é a prorrogação da suspensão das atividades comerciais até o dia 12 de abril. Sobre essa medida, Flávio Dino informou que o novo decreto prevê a aplicação de multas e até interdição de estabelecimentos em caso de resistência ao cumprimento da orientação, baseadas em lei federal de descumprimento de medidas sanitárias que comprometa a saúde pública.

“Espero que não seja necessário ser tomada essa ação de último recurso. Estamos avaliando a possibilidade da volta dos comércios e desejo que seja logo, mas isso depende da evolução do quadro de ocorrência de casos de síndromes respiratórias no estado”, ressaltou.

Flávio Dino anunciou que o decreto também estabelece a autorização do funcionamento do serviço de delivery para todos os estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares, lavanderias e outros que possam assim funcionar. Sendo proibido apenas o funcionamento dos estabelecimentos com presença de clientes no interior do espaço, provocando aglomerações. O decreto prevê ainda a liberação de forma excepcional para funcionamento de óticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *