PESQUISA EXATA: Candidato apoiado por João Igor vence eleições em todos os cenários

Gildean Farias

Conforme adiantado pela Coluna Língua de Trapo (VEJA AQUI), neste domingo (20), foi divulgada hoje a primeira pesquisa de intenção de votos para prefeito de São Bernardo.

O levantamento realizado pelo Instituto Exata mostra três cenários de disputa nas eleições do ano que vem. Em todas as três possibilidades, o candidato apoiado pelo atual prefeito João Igor (PDT), venceria com folga o pleito de 2024.

No primeiro cenário, a disputa seria entre o candidato do prefeito João Igor contra Nonatinho Promotor (PSB), candidato derrotado nas últimas eleições, em 2020. Nesta possibilidade, o candidato do atual prefeito tem 58% das intenções de votos contra 23% de Nonatinho Promotor. As pessoas que não votariam em nenhum, em branco ou nulo somam 12%. Já os eleitores que não sabem ou não quiseram responder somam 7%.

No cenário 2, o instituto de pesquisa perguntou em quem os eleitores bernardenses votariam se a disputa fosse entre um candidato apoiado por João Igor e o ex-prefeito Antônio Bernardo. Neste cenário, o placar é de 61% para o candidato do prefeito contra 22% do ex-prefeito. 12% disseram não votar em nenhum dos dois, em branco ou nulo; e 5% não sabem ou não responderam.

O terceiro cenário pesquisado pelo Instituto Exata colocou na disputa um candidato apoiado pelo prefeito João Igor contra o vereador Bernardo Farofa (PTB). Neste cenário, a diferença é a mesma do cenário 2: 61% para o candidato de João Igor e 22% para Farofa. Os que não votariam em nenhum dos dois, em branco ou anulariam o voto somam 11% e 6% não souberam ou não quiseram responder.

APROVAÇÃO DO GOVERNO
O Instituto Exata perguntou aos bernardenses sobre o nível de satisfação com a gestão do prefeito João Igor. O prefeito do PDT obteve 80% de aprovação na opinião dos eleitores pesquisados.

A pesquisa ouviu 350 pessoas e foi realizada entre os dias 11 e 12 de agosto. O margem de erro é de 4 pontos para mais ou para menos com confiabilidade de 95%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.