Tradicional Solenidade Magna marca encerramento das comemorações dos 169 anos da Associação Comercial do Maranhão

A Associação Comercial do Maranhão (ACM) encerra, nesta segunda-feira (21), a agenda de comemorações pela passagem dos seus 169 anos, com a a tradicional Solenidade Magna. O evento acontece às 19h e reunirá associados, diretores, conselheiros, autoridades, imprensa entre outros convidados especiais, terá os tradicionais momentos de reconhecimento aos empresários que atuam no estado há cinco décadas.

A entidade mais antiga do estado e a quinta do Brasil reserva para a noite uma programação especial que, além de celebrar toda a trajetória da Casa, mostrará passos que estão sendo dados rumo a um futuro promissor para o empresariado local. Neste ano, as empresas que serão reconhecidas é o Grupo Magnólia (fundado por João Rolim) e a Adalberto Leite Móveis (fundada  por Adalberto Leite, hoje conselheiro da entidade).

“A  Associação Comercial do Maranhão passou por uma série de transformações nos últimos anos e estamos iniciando um ciclo que nos direciona para a ACM dos próximos 170 anos da nossa entidade”, destacou o presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, sem revelar os detalhes que serão apresentados no evento.

E as novidades nos próximos meses já pode ser vistas ‘tomando forma’. A sede da entidade, o Palácio do Comércio, está recebendo intervenções em sua fachada. Muito em breve, o prédio localizado na Praça Benedito Leite, que completou em 2023, 80 anos, será totalmente restaurado, fruto do projeto Canteiro Escola.

O presidente Cristiano Barroso Fernandes explica que a obra que está sendo realizada tem como parceiros a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph), e da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), por meio do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Maranhão (Sinduscon-MA), com o apoio do Sesi, Senai, Sebrae, Fecomércio e instituições que integram o programa Canteiro Escola.

“Temos muitos projetos para a nossa entidade, mas, já para o próximo ano, nossa intenção é trabalharmos no de transformação do prédio em um grande ambiente de inovação como um polo tecnológico, por exemplo, onde ações poderão ser desenvolvidas tanto pelo setor privado, quanto por meio de relação de cooperação que reunirá o setor público e privado, semelhante aos  cases de sucesso vistos em capitais como Recife (PE), que tem o Porto Digital situado no Centro Histórico “, afirmou o presidente.

200 anos do nascimento do poeta Gonçalves Dias

As comemorações pelo bicentenário do poeta maranhense Gonçalves Dias também fazem parte da programação do aniversário da ACM. A Solenidade Magna reservará um momento especial para homenagear um dos maiores literatos do país.

“Estamos fechando as comemorações dos 169 anos já com os olhos voltados para 2024, quando a ACM entra no ciclo desafiador dos 170 anos, mantendo-se cada vez mais forte e produtiva, uma entidade que buscar renovar-se a cada tempo, para uma atuação sempre forte e decisiva para o empresariado e as empresas locais”, assinala o presidente Cristiano Barroso Fernandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.