São Bernardo fica em 3º lugar no Índice de Fluência Leitora da Regional de Chapadinha

Gildean Farias

A Educação de São Bernardo segue avançando e se destacando no estado. A mais recente conquista foi na Avaliação de Fluência Leitora aplicada pelo Governo do Estado com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental.

Com nota 5.0, São Bernardo teve a terceira melhor nota da Unidade Regional de Educação (URE) de Chapadinha. Isso significa que as crianças bernardenses estão lendo melhor e sendo alfabetizadas na idade certa e da forma correta.

Para a gestora da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti), Raquel Carvalho, o resultado positivo é fruto do compromisso em ofertar uma educação de qualidade para as crianças bernardenses. “O resultado comprova os avanços alcançados a partir das ações que temos implementado sob a coordenação do prefeito João Igor e em parceria com nossa valorosa comunidade escolar”, destacou.

Números positivos

O percentual de estudantes que não conseguiu efetuar leitura, categorizados como pré-leitores, reduziu de 77% em 2021 para 43% em 2023, numa queda de 34%. O pré-leitor é o aluno que ainda não dispõe de condições mínimas para realizar a leitura oral, ainda que de palavras isoladamente. Isso ocorre porque apresentam dificuldades relacionadas ao processo de decodificação das palavras.

Com a diminuição nessa categoria, houve melhoria nos percentuais de leitor iniciante (subindo de 19% em 2021 para 42% em 2023) e leitor fluente (de 4% em 2021 para 15% em 2023). Leitores iniciantes e fluentes totalizam, atualmente, 57%. Eram 23% em 2021. O aumento nesses últimos três anos foi de 34%.

O leitor iniciante é aquele que lê palavras e pequenas sequências textuais, porém faz a leitura de forma pausada, em um padrão de leitura silabada, pois ainda precisa de tempo para realizar a decodificação, sílaba a sílaba, da palavra escrita. Já o leitor fluente é aquele estudante que já venceu os desafios relacionados à decodificação das palavras e, por isso, lê mais rapidamente. Isso permite a ele dedicar mais esforços à compreensão do que está lendo, ou seja, constrói significados para cada vocábulo lido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *