COLUNA LÍNGUA DE TRAPO Nº 6 – 27 DE AGOSTO DE 2023

Candidatos ao Conselho
Aconteceu na última quinta-feira (24), o ato oficial de apresentação dos candidatos ao Conselho Tutelar de São Bernardo. Realizado no ginásio poliesportivo, o evento contou com a participação de um público composto apenas por alguns familiares dos candidatos e mostrou o pouco interesse da população bernardense sobre o processo seletivo que vai eleger os conselheiros tutelares que vão fiscalizar e defender a aplicação dos direitos das crianças e adolescentes bernardenses.

Candidatos ao Conselho 2
Cada um dos 14 candidatos ao Conselho Tutelar teve a oportunidade de se apresentar aos bernardenses (pelo menos aos que foram ao ato). Mesmo com poucas pessoas no ato, alguns candidatos desperdiçaram a oportunidade e os três minutos que lhes foram dados para falar das suas propostas como postulantes ao órgão. Teve candidato que nem utilizou os três minutos completos porque, segundo eles, não haviam “se preparado” para aquele momento. Se não estavam preparados para uma simples apresentação de si mesmo e das suas propostas, estarão preparados para a atuação como conselheiros?!

Os 14 candidatos ao Conselho Tutelar de São Bernardo

Candidatos ao Conselho 3
Falando em preparo, o editor deste blog solicitou ao Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Bernardo – órgão responsável pela realização da eleição para o Conselho Tutelar – um processo de entrevistas com os candidatos. Porém, após consultar os candidatos, a resposta que o CMDCA teve foi uma negativa da maioria dos postulantes. A pergunta que fica é: porque os candidatos não quiseram participar das entrevistas? Medo das perguntas? De não saber o que responder? De não estar preparados?

Candidatos ao Conselho 4
A propósito, vale citar os únicos três candidatos que aceitaram participar das entrevistas: Teonilson Moreno, Francisco Bernardo e Gildomar Farias. Parabéns a estes, por entender que a transparência também faz parte do processo para que a população bernardense conheça quem são os candidatos que tentam uma das cinco vagas no Conselho Tutelar.

Surfando na aprovação
A pesquisa realizada pelo Instituto Exata e divulgada na última segunda-feira (21), trouxe a comprovação de que o prefeito de São Bernardo, João Igor (PDT), continua surfando numa maré mansa e tranquila quando o assunto é aprovação da sua gestão pela população bernardense. O jovem gestor, que está no seu segundo mandato frete à prefeitura do município do Baixo Parnaíba, obteve 80% de aprovação.

Surfando na aprovação 2
Os 80% de aprovação alcançado por João Igor torna-se ainda mais significativo levando em conta que ele está no penúltimo ano dos seus dois mandatos consecutivos na prefeitura de São Bernardo, tendo passado, nesse período por uma das maiores crises da história: a crise sanitária e financeira ocasionada pelo período grave da pandemia do Covid-19, de 2020 a 2022. Mesmo com todos os percalços dos últimos anos, a gestão de João Igor tem se mostrado de avanços significativos para os bernardenses, especialmente nas áreas da Educação, Infraestrutura e Saúde.

Surfando na aprovação 3
Os reflexos da alta aprovação de João Igor, se mostram também no resultado da pesquisa de intenção de votos para as eleições de 2024, realizada também pelo Instituto Exata. Mesmo sem definir (oficialmente) o candidato à sua sucessão, o gestor bernardense viu o levantamento mostrar que o nome apoiado por ele venceria com folga três dos possíveis candidatos oposicionistas no pleito do ano que vem.

PERGUNTAR NÃO OFENDE…
Porque será que o pré-candidato a prefeito de São Bernardo “filho da terra” não apareceu na pesquisa do Instituto Exata e nem foi lembrado pelos eleitores bernardenses?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.