Estudante de Música da UFMA de São Bernardo tem obra selecionada para a bienal do Rio de Janeiro

O estudante Francisco Silva, do 8º período do Curso de Licenciatura em Linguagens e Códigos – Música, da Universidade Federal do Maranhão, câmpus de São Bernardo, teve sua obra “E Agora?” selecionada no mais importante e antigo evento de música clássica contemporânea do Brasil, a Bienal de Música Brasileira Contemporânea, promovida pela FUNARTE. O evento, realizado desde 1970, já está em sua 23ª edição e ocorrerá no início de novembro, no Rio de Janeiro.

A composição de Francisco é para duo de flauta e clarinete. Ela tem aproximadamente nove minutos de duração e foi escrita no primeiro semestre de 2019, como um dos trabalhos da disciplina de Composição Complementar II, ministrada pelo professor Paulo Rios Filho, que integra a grade de optativas do curso. A disciplina contou com a colaboração dos professores de flauta e clarineta da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Lucas e Pedro Robatto, além da professora Paula Molinari, também do Curso de Licenciatura em Linguagem e Código – Música, câmpus de São Bernardo. “Todas as atividades composicionais dos alunos foram analisadas e comentadas pelos docentes, como parte do desenvolvimento dos trabalhos da disciplina, e de forma complementar às orientações semanais realizadas pelo docente”, explicou o professor Paulo Rios.

Francisco Silva é da cidade de Santa Quitéria, distante 410 quilômetros de São Bernardo, e, atualmente, é bolsista do PIBID, em um projeto coordenado pela professora Paula Molinari, além de desenvolver um trabalho como músico (voz e violão) em sua cidade natal. Sua obra será estreada no Rio de Janeiro, junto às composições de músicos brasileiros consagrados, como Edino Krieger, Paulo Costa Lima, Ricardo Tacuchian, Wellington Gomes, Jocy de Oliveira e Tim Rescala.

Fonte: Ascom/UFMA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *