COLUNA LÍNGUA DE TRAPO Nº 3

Bernardense na Mansão


Vai ter bernardense no reality show Mansão Master: A Ilha! A influencer digital Patricia Costa foi confirmada essa semana no maior reality maranhense que já começa no próximo dia 14 de agosto e segue até o dia 20 do mesmo mês. O programa será gravado em São Luís e promete muitos desafios, provas e conquistas para os ‘exploradores’. Boa sorte à Patrícia e a todos os competidores.

Eleições para o Conselho Tutelar

São Bernardo já respira eleições. E não apenas as do ano que vem, que vão eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores. O processo eleitoral iniciado nesta última semana é o que vai escolher os novos conselheiros tutelares para a quadriênio 2024/2028. As eleições acontecerão apenas no dia 1º de outubro, mas os candidatos já estão em campanha por meio das redes sociais, das articulações e do processo de diálogo com a população.

Eleições para o Conselho Tutelar 2
Os 14 candidatos que já estão em campanha concorrerão às cinco vagas para o Conselho Tutelar de São Bernardo. Os membros do colegiado, serão escolhidos por meio de voto direto, secreto e facultativo dos eleitores bernardenses. A posse dos eleitos acontecerá no dia 10 de janeiro de 2024.

Eleições para o Conselho Tutelar 3
A propósito, dos atuais membros do Conselho Tutelar, apenas a conselheira que obteve mais votos na última eleição não concorre à reeleição. Ana Rosa da Silva Pinho foi eleita em 2019 com 362 votos, ficando em primeiro lugar entre os cinco eleitos naquele processo eleitoral e, não participa do pleito de outubro próximo.

Eleições para o Conselho Tutelar 4
Ao contrário de Ana Rosa, o seu colega da atual gestão do Conselho, Teonilson Moreno tenta o quarto mandato consecutivo no colegiado. Além dele, concorrem à reeleição, os atuais conselheiros: Marly Maria da Silva, Aronildo Rocha Rodrigues, com 341 votos e Eliane da Silva Garcês.

Eleições para o Conselho Tutelar 5
Mas, é bom os atuais conselheiros ficarem de olhos bem abertos, porque a eleição deste ano apresenta bons nomes e que prometem tornar a corrida por uma das cinco vagas, mais acirrada. Merece destaque, os seguintes nomes: Wemerson Sousa, Bernardo Hemerson Alves da Silva, Gildomar Farias Cardoso e Francisco Bernardo da Silva… E por hoje, é apenas isso sobre a eleição para o Conselho Tutelar de São Bernardo. Semana que vem tem mais… Aguarde!

Bajulação no nível hard
Uma cena patética (pra não dizer outra coisa), foi o que o deputado Cláudio Cunha (PL) protagonizou na última semana, ao se ajoelhar aos pés do governador Carlos Brandão. O ato pitoresco foi durante a assinatura da ordem de serviço para a construção da estrada que vai da sede do município de Guimarães à Praia da Araoca. Bajulação no nivel hard, nã! Veja o vídeo:

 

Pagamento a gosto do governador


Acho que quem não está pra bajulação esses dias, são os servidores estaduais. É que depois de mais de duas décadas, os trabalhadores receberão seus salários dentro do próprio mês trabalhado. Brandão anunciou nesta semana, que pagará os servidores na próxima terça-feira (1º de agosto), ou seja, fora do mês corrente. Antes de Brandão, os ex-governadores Jackson Lago, Roseana e Flávio Dino sempre efetuaram os pagamentos dentro do próprio mês trabalhado.

Parceria contra as dívidas


Para combater o super endividamento foi realizado na última semana, na unidade do Viva/Procon do Pátio Norte Shopping, um grande mutirão de renegociação de dívidas. A ação, uma parceria do Governo Federal e Governo do Estado, é fruto de dois programas realizados pelos dois entes federativos: o ‘Renegocia!’, promovido pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça; e o ‘Dívida Zero’, programa coordenado pelo Procon – MA.

Parceria contra as dívidas 2
A abertura do mutirão de renegociação de dívidas, na segunda-feira (24), contou com a participação da presidente do Procon – MA, Karen Barros; do deputado federal (e ex-presidente do Procon), Duarte Jr (PSB) e do chefe de gabinete da Secretaria Nacional do Consumidor, Ricardo Suppion.

Parceria contra as dívidas 3
O ‘Renegocia!’ do Governo Federal, lançado em São Luís na última segunda-feira pode até não ter como inspriração o ‘Dívida Zero’, mas a primeira é realizada nos mesmos moldes da a segunda. O cero é que o deputado federal Duarte Jr, pode sim dizer que uma ideia ‘parida’ por ele está sendo realizada pelo Governo Lula.

A vaquinha do gado foi insuficiente?

Falando em dívida… Mesmo recebendo R$ 17 milhões via Pix, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não pagou as multas de quase R$ 1 milhão relativos a processos que tramitam na Justiça de São Paulo, decorrentes de infrações sanitárias aplicadas pelo governo estadual. Pelo visto o montante resultado da vaquinha realizada pelos apoiadores do ‘mito’ foi desviada para outras ‘necessidades’ dele.

Obra a todo vapor


O ex-vereador e atual secretário de Obras de São Bernardo, Jailton Spíndola comemorou o avanço da obra de perfuração de um poço no povoado Pedrinhas, que ampliará o fornecimento de água aos moradores daquela localidade. Jailton realizou uma vistoria ao local e se disse feliz pela quase finalização da obra, que é a primeira realizada na sua gestão frente a Secretaria que assumiu em junho deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.